Incêndio no Texas, desencadeado por ventos fortes, acelera evacuações

Bombeiros no centro do Texas lutaram para controlar um grande incêndio florestal na sexta-feira que incendiou casas, destruiu uma igreja e matou um assessor do xerife.

O fogo, intensificado pelas condições de seca, combinado com o que as autoridades chamam de “complexo” queimando perto de Eastland, cerca de 195 quilômetros a oeste de Dallas. Centenas de casas foram evacuadas em pequenas comunidades.

Autoridades do condado de Eastland anunciaram a morte da vice-presidente do xerife, Barbara Fenley, que disse estar tentando salvar pessoas do incêndio. Não se sabe como ou quando ela morreu. Nenhuma outra vítima foi relatada.

De acordo com o Serviço Florestal A&M do Texas, na tarde de sexta-feira, o fogo queimou cerca de 184 quilômetros quadrados. Foi apenas 4% controlado e o fogo estava queimando nos densos arbustos e campos de grama.

Eastland County tem uma população de aproximadamente 18.000. Cerca de 475 casas foram evacuadas na cidade de Gorman, mas as autoridades ainda não sabem quantas estruturas podem ter sido queimadas, disse Matthew Ford, porta-voz do Serviço Florestal A&M do Texas.

“Até que tenhamos mais sapatos no chão, não temos uma estimativa dos números”, disse Ford na manhã de sexta-feira. “Nossa prioridade é a segurança da vida, segurança e estruturas.”

No entanto, o governador Greg Abbott disse que pelo menos 50 casas foram queimadas na tarde de sexta-feira. Mais devastação pode ser encontrada, disse ele na conferência à tarde.

O Serviço Florestal alertou que um “evento de incêndio florestal raro e de alto impacto” pode afetar partes de Oklahoma e Kansas. O Serviço Florestal de Nebraska disse que a maior parte do estado passaria fins de semana em risco extremo de incêndio devido à seca.

READ  Variedade

Meses de tempo seco e ventoso provocaram incêndios florestais mortais no Kansas E OklahomaIncluindo um há algumas semanas. Ao longe, nas terras agrícolas do oeste de Nebraska, um O grande incêndio florestal Está queimando há vários dias. Os meteorologistas esperam que o risco de chuvas fortes nas planícies no início da próxima semana diminua.

Rob Lawson, meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia em Wichita, Kansas, disse: “Estamos tão secos que até uma polegada de chuva pode fazer a diferença.

Pequenos incêndios estavam queimando em outras partes do Texas, e a baixa umidade e os ventos fortes de quinta-feira criaram as melhores condições para que os incêndios crescessem fora de controle rapidamente. O Serviço Florestal A&M do Texas alertou sobre um incêndio florestal nesta semana por causa da previsão.

Um lar de idosos em Rising Star foi evacuado e os moradores foram levados para um centro comunitário, informou o Eastland County Today.

O Serviço Nacional de Meteorologia em Fort Worth alertou na sexta-feira que grande parte do oeste e centro do Texas enfrenta um alto risco de incêndio devido ao vento severo e às condições de seca. O Serviço Meteorológico pediu aos moradores que verifiquem se as queimadas locais são proibidas e tomem cuidado com qualquer coisa que possa causar um incêndio na grama.

“No ano passado, tivemos um verão muito seco e continuou até o outono e o inverno”, disse o meteorologista do Serviço Nacional de Meteorologia, Madison Gordon. Com o passar do inverno, “agora temos muito combustível nos campos”.

Uma igreja batista em Downtown Ranger, Texas, 140 quilômetros a oeste de Fort Worth, foi destruída em um incêndio na quinta-feira em um prédio de 103 anos. O departamento de polícia e outros edifícios históricos também foram queimados, incluindo a estação de televisão de Dallas WFAA Relatado.

READ  Variedade

Roy Rodgers, diácono da Segunda Igreja Batista, disse que o terceiro andar e o telhado desabaram e causaram grandes danos causados ​​pela fumaça e água no resto do prédio. Rodgers disse que a igreja planeja realizar seu próximo culto de domingo no estacionamento da rua, onde o conselho decidirá o que fazer.

Rodgers, membro da igreja desde 1969, diz: “É fascinante.

Darrell Fox, chefe do Corpo de Bombeiros Ranger, disse que o fogo, causado por ventos fortes, pode ter começado na churrasqueira.

“Preparamos tudo em todo o distrito”, disse Fox. “Mas quando o vento sopra como se estivesse lá… e não há umidade, é isso que você vai conseguir.”

O incêndio causou estragos a centenas de quilômetros de distância, e na manhã de sexta-feira o Corpo de Bombeiros de Houston e o escritório de gerenciamento de emergências da cidade enviaram mensagens telefônicas automáticas alertando sobre fumaça e cinzas.

____

Terry Wallace, um escritor da Associated Press em Dallas, contribuiu para este relatório.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.