Howard Schultz retorna à Starbucks como CEO interino

“Há um ano, sinalizei ao conselho que estava pensando em me aposentar da Starbucks quando a epidemia global estava chegando ao fim”, disse Johnson em comunicado. “Sinto que este é um livro natural para meus 13 anos na empresa.”

Johnson juntou-se Starbucks (SBUX) Conselho em 2009, e em 2015 tornou-se Presidente e CEO. Ele substituiu Schultz em 2017 como CEO.

Até setembro, Johnson será assessor especial da empresa e de seu conselho.

“Enquanto faço essa mudança, temos muita sorte de ter um fundador que pode intervir interinamente e dar tempo ao conselho para explorar ainda mais os candidatos em potencial e tomar a decisão certa de sucessor de longo prazo para a empresa”, acrescentou Johnson. .

Em uma mensagem de vídeo, Johnson disse que a Starbucks era “um presente na minha vida” e que ele estava “cheio de gratidão e esperança para o futuro”. Ele, juntamente com Melody Hobson, a presidente independente do conselho de administração, compartilhará muitos mais durante a reunião anual de acionistas da empresa na quarta-feira.

Johnson liderou a empresa em tempos difíceis antes da epidemia. Por exemplo, em 2018, dois homens negros foram presos no Starbucks da Filadélfia enquanto esperavam por um amigo. Críticas generalizadas Da empresa. Johnson Pediu desculpas pelo caminho Eles tratam e configuram um Aula de treinamento para funcionários.

Em julho de 2021, as ações da Starbucks atingiram uma alta histórica, juntamente com outras ações de restaurantes que estavam em alta no verão. Johnson implementou uma série de estratégias na China, incluindo expandir, melhorar o programa de recompensas da empresa e aprimorar sua tecnologia.

Mas no ano passado, Interessados ​​votaram contra Proposta de pagamento do CEO da empresa – um movimento raro que sugere que alguns deles pensaram que Johnson foi pago em excesso. A empresa recebeu US$ 20,4 milhões em compensação total para o ano fiscal de 2021.
Sob o acordo de 2019, Johnson disse que a empresa pode ganhar até US$ 50 milhões se atingir as metas de desempenho dessa posição no ano fiscal de 2022. O Jornal de Wall Street A empresa decidirá sobre o bônus de desempenho em setembro, mas atualmente não espera pagar essa taxa. Uma porta-voz da Starbucks confirmou que o relatório era “preciso” para a CNN Business.

As ações da Starbucks, enquanto isso, caíram cerca de 24% em relação ao ano passado, embora as ações tenham subido 7% nas notícias de quarta-feira.

READ  Variedade

Voltando a Schultz

No ano passado, o conselho da Starbucks contratou a empresa de busca gerencial Russell Reynolds Associates para procurar uma alternativa a Johnson, disse a empresa. Schultz ajudará a encontrar um novo CEO permanente e a gerenciar os negócios do dia-a-dia, disse a Starbucks. Por seus serviços, ele ganha US $ 1.

“Quando você ama algo, você tem uma profunda responsabilidade de ajudar quando chamado”, disse Schultz em um comunicado. “Embora eu não pretenda voltar à Starbucks, sei que a empresa precisa se mudar mais uma vez para conhecer um futuro novo e empolgante no qual todos os nossos parceiros prosperem uns com os outros.”

Schultz atuou como CEO da Starbucks de 1987 a 2000. Ele voltou como CEO em 2008 e permaneceu no cargo até entregar o poder a Johnson em 2017. Ele deixou o cargo de presidente executivo e membro em 2018.

Mas Schultz está envolvido desde então. Novembro, Ele escreveu uma carta aberta Postado anteriormente no site da Starbucks Voto a favor da sindicalização Em uma loja Starbucks em Buffalo, Nova York.

“Como parceiro da Starbucks, nenhum parceiro precisa ter um representante para obter os produtos que todos possuímos”, escreveu ele. “Estou triste e ansioso se alguém achar que é necessário agora.”

Schultz jogou com uma ideia Iniciativa presidencial em 2019 Antes de Decidiu não correrAcionadores da Starbucks Orientar os funcionários Como abordar questões políticas sobre seus planos nas lojas.

“Howard tem um histórico tremendo de administrar a empresa com sucesso”, disse o analista da Edward Jones, Brian Yarbro, à CNN Business.

O analista da Cowan, Andrew Charles, escreveu em uma nota na quarta-feira: “Estamos um pouco surpresos que a empresa esteja considerando candidatos externos, pois lembramos de muitos altos executivos que trabalharam sob Howard Schultz”. “No entanto, a publicidade sindical pode ser um fator para motivar uma empresa a olhar para fora.”

READ  Variedade

Já, meia dúzia de lojas votaram para se fundir com muitas que estão se preparando para seu próprio voto.

“O diálogo sindical está na frente e no centro.” Hobson disse à CNBC Na quarta-feira. “Cometemos alguns erros aqui. Não nos perguntaram. Deveríamos ter feito isso.”
Este não é o primeiro lançamento de alto perfil da Starbucks nos últimos anos. Em 2021, Rosalind Brewer renunciou ao cargo de COO Torne-se um CEO Do Walgreens (WBA).

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.