Nossa Política

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange é preso em Londres

Fundador do WikiLeaks, Julian Assange é preso em Londres
Fundador do WikiLeaks, Julian Assange é preso em Londres
O fundador do WikiLeaks foi levado sob custódia policial por não se entregar à fiança e por um mandado de extradição dos Estados Unidos.

A polícia retirou à força o fundador do WikiLeaks, Julian Assange, da embaixada equatoriana em Londres e o prendeu, depois que o governo de Lenín Moreno retirou o asilo. As informações são do Guardian.

Assange, de 47 anos, foi levado sob custódia policial por não se entregar à fiança e por um mandado de extradição dos Estados Unidos, depois que policiais metropolitanos foram convidados a entrar na embaixada de Knightsbridge.

Ele havia se refugiado lá por quase sete anos para evitar a extradição para a Suécia, onde as autoridades queriam interrogá-lo como parte de uma investigação de agressão sexual.

As imagens mostravam Assange, muito barbudo, gritando e gesticulando, sendo algemado por policiais à paisana e colocado em uma van da polícia pouco depois das 10h, horário de Londres.

Assange se recusou a deixar a embaixada, alegando que ele seria extraditado para os EUA para interrogatório sobre as atividades do WikiLeaks.

A Scotland Yard disse que “ele foi levado sob custódia para uma delegacia central de Londres, onde permanecerá, antes de ser apresentado perante o tribunal de magistrados de Westminster assim que for possível.

Falando ao parlamento, Theresa May agradeceu ao Met e ao governo equatoriano e disse: “Isso mostra que no Reino Unido ninguém está acima da lei”.

Escreva um comentário

Categorias