Nossa Política

Otto Stasser, o homem que foi banido do Partido Nazista por suas tendências esquerdistas

Otto Stasser, o homem que foi banido do Partido Nazista por suas tendências esquerdistas
Otto Stasser, o homem que foi banido do Partido Nazista por suas tendências esquerdistas
Otto ficou desiludido com Hitler quando começou a perceber que o Partido Nazista, à medida que evoluía sob a liderança de Hitler, não estava se tornando socialista nem partidário dos trabalhadores.

Otto Strasser nasceu em 10 de setembro de 1897, Windsheim, Alemanha e morreu em 27 de agosto de 1974, em Munique. Otto foi um ativista político alemão que, com seu irmão Gregor, ocupou uma posição de liderança no partido nazista durante o seu período de formação. Suas tendências esquerdistas e oposição a Adolf Hitler causaram sua queda pouco antes da ascensão de Hitler ao poder.

Strasser nasceu em uma família de classe média da Baviera. Depois que Gregor se juntou ao Partido Nazista e foi eleito para o Reichstag (Câmara Federal), Otto e Joseph Goebbels se juntaram a ele na organização de um movimento de massa em torno do partido na década de 1920.

Eles apelaram às classes médias e ao proletariado, defendendo um socialismo formulado em terminologia nacionalista e racista; os ganhos nazistas nas urnas depois de 1928 foram em parte devido aos seus esforços.

Otto, no entanto, ficou desiludido com Hitler quando começou a perceber que o Partido Nazista, à medida que evoluía sob a liderança de Hitler, não estava se tornando socialista nem partidário dos trabalhadores.

Depois que Hitler começou a formar alianças com os magnatas industriais da Alemanha em troca de seu apoio financeiro, Otto deixou o partido (1930) e organizou a Frente Schwarze (Frente Negra); seu irmão, no entanto, continuou a apoiar Hitler.

Após a ascensão de Hitler à chancelaria, Otto e seu irmão perderam quase toda a sua influência. Gregor foi assassinado sob ordens de Hitler durante a purga de Röhm em 1934, mas Otto conseguiu escapar e se exilar. Ele finalmente se estabeleceu no Canadá. Retornando à Alemanha em 1955, ele fracassou na tentativa de reentrar na política.

Fonte: Enciclopedia Brittanica

Escreva um comentário

Categorias