Nossa Política

China diz que EUA veem América Latina como ‘quintal’

China diz que EUA veem América Latina como 'quintal'
China diz que EUA veem América Latina como ‘quintal’
Pequim reagiu às críticas de Mike Pompeo, que na sexta-feira (12), acusara o país de contribuir para colapso econômico na Venezuela e pedira ‘cautela’ a países da região.

A China reagiu nesta segunda-feira (15) ao que chamou de críticas “caluniosas” do secretário de Estado americano, Mike Pompeo. Durante viagem à América do Sul, encerrada no domingo, o representante de Donald Trump pediu que os latino-americanos tomassem “cautela” com Moscou e Pequim. O governo chinês rebateu afirmando que as nações da região em breve veriam quem é “o verdadeiro amigo” delas. As informações são do jornal O Globo.

A china reagiu as declarações de Pompeo. O porta-voz da Chancelaria chinesa, Lu Kang, destacou em entrevista coletiva que os comentários do americano são “mentiras”.

“O secretário de Estado Pompeo, sobre as relações entre América Latina e China, é totalmente calunioso, deliberadamente irresponsável e irracional. Nós nos opomos fortemente a isso (as declarações)”, ressaltou.

O porta-voz da Chancelaria da China criticou os Estados Unidos que, em suas palavras, sempre viram a América Latina como seu quintal.

“Durante muito tempo, os Estados Unidos viram a América Latina como seu quintal. Pressionaram, ameaçaram e até derrubaram regimes políticos de outros países”.

Em sua passagem pela América do Sul, Pompeo apontou que a China é hipócrita por defender a não interferência nos assuntos da Venezuela e, ao mesmo tempo, “financiar intervenções que ajudaram a destruir o país”. Afirmou ainda que a China e a Rússia “montam armadilhas” e “espalham a desordem” no mundo.

Escreva um comentário

Categorias