Nossa Política

Coração de Estudante: A canção da luta pela democracia

Coração de Estudante: A canção da luta pela democracia
Coração de Estudante: A canção da luta pela democracia
A canção foi lançada durante as Diretas Já, movimento liderado por Tancredo Neves, Leonel Brizola, Lula, dentre outros adversários do regime militar.

Composta originalmente por Wagner Tiso para ser utilizada como um dos temas instrumentais do documentário Jango, do diretor Silvio Tendler, em homenagem a João Goulart, presidente deposto pelo golpe militar em 1964, a canção Coração de Estudante ganhou letra de Milton Nascimento.

Milton baseou-se em Edson Luís, um dos primeiros estudantes mortos pela ditadura militar, em 1968 para criar a canção. Os versos foram surgindo um a um, naturalmente. Para batizar, lembrou-se de uma flor muito comum em Minas, a coração-de-estudante.

Estudante secundarista, Edson Luiz foi assassinado por policiais militares, durante um confronto no restaurante Calabouço, centro do Rio de Janeiro. Seu assassinato marcou o início de um ano turbulento de intensas mobilizações contra o regime militar que endureceu até decretar o chamado AI-5.

A canção foi lançada durante as Diretas Já, movimento liderado por Tancredo Neves, Leonel Brizola, Lula, dentre outros adversários do regime militar. “Era o momento da campanha das Diretas e ela começou a se tornar um hino da juventude”, recorda Tiso.

Coração de Estudante entrou no disco Ao Vivo de Milton Nascimento, em 1984.

Tancredo Neves, um dos líderes do movimento das Diretas Já, foi eleito o primeiro presidente da República civil após 21 anos de ditadura. Entretanto, Tancredo morreu antes de assumir o poder. Isso provocou uma comoção nacional que teve como trilha sonora Coração de Estudante.

Escreva um comentário

Categorias