Nossa Política

Governo pretende substituir concursados por militares

Governo pretende substituir concursados por militares
Governo pretende substituir concursados por militares
Governo Bolsonaro que incluir na Reforma da Previdência proposta para que militares da reserva possam ocupar cargos privativos de concursados civis.

O governo federal pretende incluir na reforma da Previdência, que será apresentada na próxima quarta-feira, 20, ao Congresso Nacional, uma proposta para que militares da reserva possam ocupar cargos privativos de concursados civis, sem a obrigatoriedade de realização de concurso.

A informação foi publicada na última segunda-feira (18), pelo Estadão, que teve acesso a uma minuta de Reforma da Previdência.

Um dispositivo no texto da reforma prevê que uma lei estabelecerá regras específicas para que reservistas possam realizar atividades civis em qualquer órgão. A notícia vem repercutindo negativamente entre vários representantes da sociedade. Advogados alegam que a medida é inconstitucional e trata-se de uma burla ao concurso público.

Se as mudanças forem aprovadas, os militares poderão exercer funções na administração federal sem ter de passar por concurso público – uma palavra praticamente vetada nesses tempos de falta de recursos.

A área econômica já vem buscando alternativas para otimizar a gestão de pessoal no serviço público diante da restrição de recursos e da iminência de aposentadorias na esfera civil do funcionalismo. Nos órgãos do Executivo e nas estatais, o governo tem mapeado onde há excedente de mão de obra e quem precisa de reforços.

Com informações de agência.

 

 

Escreva um comentário