Notícias

“A retórica de Bolsonaro às vezes não combina com a realidade”, diz Mourão

“A retórica de Bolsonaro às vezes não combina com a realidade”, diz Mourão

“A retórica de Bolsonaro às vezes não combina com a realidade”, diz Mourão

Ao jornal britânico Financial Times, o vice-presidente eleito afirmou que as declarações de Bolsonaro de que a China está “comprando o Brasil” são exageradas.

Do BuzzFeed:


O vice-presidente eleito, general reformado Hamilton Mourão (PRTB), disse em entrevista ao jornal britânico Financial Times que o discurso do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), às vezes está distante do mundo real.

“Às vezes o presidente tem uma retórica que não combina com a realidade”, disse Mourão. A reportagem, publicada hoje (20), apresenta Mourão como a pessoa dentro do futuro governo que pode buscar um equilíbrio na relação comercial entre Brasil e China, depois de declarações inflamadas de Bolsonaro durante e depois da campanha eleitoral.

“A China não está fazendo compras no Brasil; a China está comprando o Brasil”, Bolsonaro repetiu diversas vezes. Ao FT Mourão minimizou as declarações: “A China não está comprando o Brasil, porque ninguém pode comprar o Brasil”.

Mourão disse que “a política externa brasileira, tradicionalmente, é pragmática” e indica esse é o caminho a ser seguido no governo Bolsonaro.

Há uma dúvida qual será a direção trilhada pelo Brasil na política externa a partir de 2019. Declarações de Bolsonaro a favor da transferência da embaixada brasileira em Israel de Tel Aviv para Jerusalém, por exemplo, levaram à desconfiança de que a direção seria mais ideológica do que pragmática, alinhando a política externa brasileira à do presidente do EUA, Donald Trump, de quem Bolsonaro é admirador.


1 Comentário

Deixe um Comentário!