Notícias

Propaganda da Perdigão é acusada de cometer racismo

Propaganda da Perdigão é acusada de cometer racismo

Propaganda da Perdigão é acusada de cometer racismo

A propaganda de natal da Perdigão está sendo acusada pelo público, sobretudo nas redes sociais, de cometer racismo.

Assim como a maioria das empresas, a Perdigão resolveu adotar um caminho mais inclusivo ao lançar a sua propaganda de natal. Mas a medida parece não ter dado certo. Durante o comercial de pouco mais de 30 segundos, o espectador é bombardeado com um método de assistencialismo que nada tem a ver com combate ao racismo.

O comercial inicia destacando uma família negra (os Silva). Sem a presença paterna. Estão todos sorrindo e agradecidos. A porta-voz é uma mulher negra (de pele clara), que bastante emocionada, celebra a chance de realizar uma ceia de Natal com comida boa e família reunida. Perceba que a vida dela mudou com o Chester na mesa.

“Quando nossa família ganhou um Chester Perdigão, o presente não foi só uma ceia bonita, foi também o sentimento de ter um Natal especial. Daqueles que a gente só imaginava. Agora, essa sensação é real. Graças a você”, diz uma mulher negra emocionada.

Eis que entra em cena uma família branca (os Oliveira). A mesa e a casa contrastam com a da família anterior. Comida em abundância, luzes de Natal, todos sorridentes em uma casa luxuosa. A fórmula clássica do comercial de margarina. Diferente da primeira parte, aqui quem comanda a narrativa é um senhor, que aparece explicando ao neto a importância da solidariedade. Ele se mostra orgulhoso de consumir Chester. Afinal, vai ajudar quem mais precisa. E quem mais precisa? A família negra, claro! Lembre-se do agradecimento da mulher negra.

“Comprando um, a Perdigão doa outro para uma família que precisa”.

A ação de marketing não foi bem recebida, sobretudo por pessoas negras e quem luta pela equidade. Motivos óbvios. Trata-se de uma visão racista e superficial sobre vulnerabilidade social.

Assista à propaganda da Perdigão que está gerando polêmica:

Deixe um Comentário!