Mídia

Bolsonaro quer fazer da Record a sua ‘Fox News’

Bolsonaro quer fazer da Record a sua ‘Fox News’

Bolsonaro quer fazer da Record a sua ‘Fox News’

A aproximação entre Jair Bolsonaro (PSL) e a Record TV, de Edir Macedo, a sua ‘Fox News’, uma emissora que vai dizer amém para todas as suas decisões num eventual governo.

A entrevista de Jair Bolsonaro à Record TV na noite de ontem (4) enquanto os seus adversários participavam de um debate na TV Globo, levantou uma possibilidade que coloca em alerta a emissora dos Marinho: o militar pode transformar a Record na sua ‘Fox News’.

Aliados cogitam a possibilidade de que Bolsonaro transforme a Record em ‘sua Fox News’, em referência à emissora noticiosa americana que publica pontos de vista majoritariamente favoráveis ao presidente Donald Trump — largamente espezinhado pela mídia tradicional dos EUA.

O namoro, contudo, é mais antigo. Começou em novembro do ano passado, quando Bolsonaro foi apresentado à direção da Record em um evento do Ressoar, o instituto filantrópico da emissora, no hotel Unique, em São Paulo.

A Secretaria de Comunicação do governo federal tem cerca de R$ 900 milhões anuais para investir em televisão. Hoje, o valor destinado à Globo é pouco inferior aos 40% de participação de mercado que a emissora tem — o chamado “share”.

Além disso, Bolsonaro fez críticas ferrenhas ao Grupo Globo, principal adversário da Record. Em dezembro de 2017, o militar afirmou que iria cortar a verba da Globo, caso fosse eleito presidente.

“Continuem fazendo o trabalho sujo de vocês, quem sabe consigam emplacar o Lula em 2018. E daí, vocês vão estar bem. Vão ter como negociar bem a dívida do BNDES, que ele tá prometendo para vocês. Mas tá prometendo também o controle social da mídia. Vocês talvez vão ficar felizes quando todos estiverem escrevendo para o jornal ‘O Granma’. Aquele jornaleco de Cuba que não serve nem para colocar na privada”, disse.

Mesmo tendo comparecido a sabatinas e entrevistas na TV Globo, Bolsonaro não deixou de reiterar as críticas ao uso de verbas públicas na emissora.

Deixe um Comentário!