Sociedade

Até patente de medicamento Temer entregou aos EUA!

Até patente de medicamento Temer entregou aos EUA!

Até patente de medicamento Temer entregou aos EUA!

O INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) formalizou a concessão da patente do Sofosbuvir, remédio contra a hepatite C, à americana Gilead Pharmasset.

Do site do PT:


A incompetência do governo golpista impôs mais uma derrota à saúde pública no Brasil. Nesta terça (18) o INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial) formalizou a concessão da patente do sofosbuvir, remédio contra a hepatite C, à Gilead Pharmasset, vetando os genéricos. Ou seja, só a multinacional americana poderá comercializar a droga no país.

Uma versão sintetizada pela Fiocruz em consórcio já havia sido aprovada pela Anvisa. Segundo informações do jornal O Globo, o tratamento básico com o remédio importado custa R$16 mil. Usando o do laboratório público, o custo cairia para R$2,7 mil, seis vezes mais barato.

No ano passado, a Anvisa já havia enviado ao INPI um parecer contra a concessão da patente. Ainda segundo a reportagem do jornal carioca, o INPI disse em nota que  “preços exorbitantes e práticas anticompetitivas” não são critério na análise.

(…)


Deixe um Comentário!