Nossa Política » Economia » Governo Temer é o pior em 100 anos

Economia

Governo Temer é o pior em 100 anos

Governo Temer é o pior em 100 anos
Governo Temer é o pior em 100 anos
Marcado por um baixo crescimento, o governo de Michel temer chegou ao fim. É o pior desempenho econômico em uma década desde, pelo menos, o início do século passado.

Deu na Folha, que apoiou o golpe:


O governo do presidente Michel Temer termina marcado por um inédito ciclo de baixo crescimento.

Mantido o ritmo atual, é possível afirmar que o Brasil vive neste momento o seu pior desempenho econômico em uma década desde, pelo menos, o início do século passado.

Cálculos de Fernando Montero, economista-chefe da corretora Tullett Prebon, mostram que a expansão média anual do PIB (Produto Interno Bruto), entre 2011 e 2020, deverá ser inferior a 1%, levando à estagnação da renda per capita.

Se esse resultado se concretizar, será uma nova década perdida, termo que entrou para a história em referência aos anos 1980.

Naquele período, marcado pelo descontrole inflacionário e fiscal, o PIB brasileiro cresceu a uma média de 1,6% ao ano, um pouco acima do resultado previsto para a década atual, enquanto a renda por habitante encolheu 0,4% anualmente.

As contas de Montero se baseiam em dados oficiais do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) até 2017 e em projeções computadas pelo relatório Focus, do Banco Central, para este e os próximos dois anos. (…)