Brasil

Militar apoiado por Bolsonaro usa carros do Exército para fazer campanha

Militar apoiado por Bolsonaro usa carros do Exército para fazer campanha

Militar apoiado por Bolsonaro usa carros do Exército para fazer campanha

Um vídeo que circula na internet mostra carros do Exército carregando cartazes com o número do tenente-coronel Zucco do PSL, apoiado por Mourão e Bolsonaro.

Circula na internet um vídeo que mostra caminhões do Exército carregando cartazes com o número do tenente-coronel Zucco do PSL, apoiado por Mourão e Bolsonaro.

Luciano Zucco atua no Comando Militar do Sul, divisão que já foi chefiada pelo general Hamilton Mourão (vice de Bolsonaro), agora está na condição de “agregado” do Exército. Se conquistar uma vaga na Assembleia, passa automaticamente para a reserva.

Pela legislação brasileira, funcionários públicos são proibidos até de ostentar bottons no ambiente de trabalho.

Recentemente, o comandante do Exercito, o general Eduardo Villas Bôas voltou a afirma que as Forças Armadas são apartidárias e apolíticas: “As Forças Armadas são instituições de Estado, de caráter apolítico e apartidário”.

Em tempo: De acordo com o Metrópoles, o Exército Brasileiro afirmou que viaturas reconhecidas como sendo da instituição, durante uma carreata pró-Bolsonaro no Rio Grande do Sul, pertencem a colecionadores. O esclarecimento foi necessário após uma polêmica tomar conta das redes sociais a partir da circulação de um vídeo com veículos de posse atribuída ao Exército, carregando faixas de apoio à candidatura a deputado estadual do tenente-coronel Zucco (PSL).

Assista ao vídeo:

4 Comentários

  • Eu pergunto: é legal, no sentido do cumprimento das leis, a utilização de símbolos e da marca do exército brasileiro em campanha política???

  • O denunciante se equivocou ou esta aproveitando para fazer uma denuncia infundada sobre o uso ‘indevido’ de veículo do Exército para propaganda na carreata do Bolsonaro. Basta verificar as placas particulares dos veículos que foram usados na carreata. É comum o Exército leiloar os veículos retirados da frota militar por terem excedido os prazos de utilização com custo para manutenção e, normalmente, são adquiridos por colecionadores privados, restaurados, emplacados no Detran e voltam a rodar com semelhança aos veículos militares,inclusive pinturas camufladas.

  • É inverídica a informação que o Tenente Coronel Luciano Zucco, candidato ao cargo de Deputado Estadual RS, utilizou caminhões do Exército Brasileiro para fazer campanha política.
    Na verdade, os veículos pertencem a colecionadores privados, que adquiriram através de leilões e cujo critério de utilização é de responsabilidade exclusiva dos proprietários.
    No mesmo sentido, os símbolos pintados na lateral dos veículos, não são de uso do Exército. Os veículos possuem registro e placas fornecidos pela autoridade de trânsito do Estado que está registrado.
    Assim, não há impedimento legal para o uso em campanhas eleitorais, cabendo aos seus proprietários decidirem livremente pela forma de utilização destes veículos.
    Trata-se portanto de uma Fake News.
    Atenciosamente.
    Fernando Palmeiro
    Advogado – OAB/RS 101.125
    Coordenador Jurídico da Campanha ZUCCO 17.000
    Fone: (51) 99639-1722

Deixe um Comentário!