Política

Efeito Lula: Ibope e Datafolha suspendem pesquisas

Efeito Lula: Ibope e Datafolha suspendem pesquisas

Efeito Lula: Ibope e Datafolha suspendem pesquisas

Dois dos maiores institutos de pesquisa do Brasil cancelaram levantamentos realizados entre agosto e setembro por conta da presença do ex-presidente Lula.

O Ibope suspendeu temporariamente a pesquisa sobre a corrida presidencial prevista para ser divulgada na noite desta terça-feira (4). Isso porque o instituto perguntou ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) se poderia divulgar o levantamento sem incluir o nome do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cuja candidatura foi impugnada nesta semana.

A pesquisa foi registrada no dia 29 do mês do passado, ou seja, antes de o TSE barrar a candidatura do petista. Como o TSE ainda não respondeu, o Ibope optou pela suspensão, ainda que temporária, da divulgação dos dados.

De maneira ainda mais drástica, o Datafolha cancelou o registro do levantamento feito para ser divulgado entre os dias 4 e 6 de setembro por conta do efeito Lula.

Como o questionário contemplava um cenário com o nome do petista, o instituto decidiu não aplicá-lo. Com isso, o Datafolha registrou uma nova pesquisa, que será divulgada na próxima segunda-feira (10).

Deixe um Comentário!