Política

TSE impugnará candidatura de Lula?

TSE impugnará candidatura de Lula?

TSE impugnará candidatura de Lula?

Como esperar Justiça de um Judiciário viciado e parcial? Como esperar que respeitem uma decisão da ONU se eles não respeitam nem mesmo a Constituição Federal?

O principal objetivo do golpe de 2016 não era a queda de Dilma Rousseff. Era a prisão do ex-presidente e o impedimento de sua candidatura à presidência da República. A Lava Jato jogou todas as suas fichas no processo do triplex, cujas provas eram insuficientes. Mas Sérgio Moro condenou Lula por ato de ofício indeterminado. Alguém sabe o que significa?

A ausência de provas cabais de favorecimento para condenar políticos em casos de corrupção ganhou o apelido de “ato de ofício indeterminado” (ou “ato de ofício potencial”) e, desde então, virou uma tendência nas decisões tomadas pelos magistrados.

Moro utilizou como prova até uma manchete do jornal O Globo. Os malabarismos para condenar Lula são hoje criticados por juristas nacionais e internacionais que se propõem a estudar a sentença do juiz de Curitiba como um exemplo de injustiça e parcialidade.

Todo este movimento conta com o apoio da mídia, de setores do empresariado, da elite política e de uma parte da sociedade que foi mobilizada por um antipetismo doentio. Entretanto, Lula lidera as pesquisas de intenções de voto. E registrou a sua candidatura.

O Comitê de Direitos Humanos da ONU se pronunciou a favor da candidatura de Lula. O assunto repercute pelo mundo afora, com críticas ao governo e à justiça brasileiros que se negam a cumprir determinação de uma das  organizações mais influentes do mundo.

Agora é possível notar que mais um golpe está em curso: rejeitar tratados internacionais, desobedecer a ONU e impugnar a candidatura de Lula. Não nadaram até aqui para morrer na praia. Para eles, Lula não pode ser candidato, não pode receber advogados, não pode conceder entrevistas, não pode enviar cartas. Deve permanecer isolado na masmorra de Sérgio Moro onde não possa influenciar o eleitorado.

O TSE não está preocupado com a vontade popular ou com a democracia. Está preocupado em manter o golpe. Que um dias um livro de história retrate este momento abjeto como um desdobramento do golpe de 2016. Que os responsáveis pela decisão de deferir ou indeferir a candidatura Lula se lembrem do quão impassível é a história com golpistas.

1 Comentário

  • Apelo enviado por Deputados portugueses ao Supremo Tribunal Federal do Brasil

    O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mundialmente reconhecido pelo progresso conhecido no Brasil durante a sua Presidência na redução das desigualdades sociais ao retirar dezenas de milhões de brasileiros da miséria, encontra-se preso na sede da Polícia Federal em Curitiba.

Deixe um Comentário!