Nossa Política » Repercussão » Mais de 60% dos seguidores de Álvaro Dias no Twitter são robôs

Repercussão

Mais de 60% dos seguidores de Álvaro Dias no Twitter são robôs

Mais de 60% dos seguidores de Álvaro Dias no Twitter são robôs
Mais de 60% dos seguidores de Álvaro Dias no Twitter são robôs
Álvaro Dias foi o único pré-candidato com mais da metade de seguidores robôs. O segundo com maior percentual é Geraldo Alckmin, do PSDB, com 45,8%.

Reportagem de Filipe Oliveira na Folha de S.Paulo informa que mais de 60% dos quase 410 mil seguidores no Twitter do senador Alvaro Dias, pré-candidato à Presidência pelo Podemos, são, na verdade, perfis robôs, controlados automaticamente por terceiros. A análise foi feita pelo Instituto InternetLab, centro de pesquisas dedicado a temas do direito e da tecnologia. Segundo a organização, há indícios de compra de seguidores para o candidato com o objetivo de inflar artificialmente sua reputação na rede.

Segundo a Folha, a análise foi feita a partir de ferramenta chamada Botometer, da Universidade de Indiana (EUA). A tecnologia usa inteligência artificial para analisar o comportamento de contas na rede, considerando fatores como padrões de postagens e horários em que são feitas. Com ela, a organização mediu o percentual de prováveis robôs que seguem os presidenciáveis.

A partir do estudo, concluiu que, em média, 37,4% dos seguidores desses políticos são perfis do tipo. A ferramenta oferece resultados confiáveis em cerca de 90% das análises, diz a organização. Álvaro Dias foi o único com mais da metade de seguidores robôs. O segundo com maior percentual é Geraldo Alckmin, do PSDB, com 45,8%, complementa a reportagem.

Em tempo: Álvaro Dias é o candidato de Sérgio Moro e de alguns procuradores da Lava Jato (Leia aqui).