Notícias

Quem é Andrés Manuel López Obrador?

Quem é Andrés Manuel López Obrador?

Quem é Andrés Manuel López Obrador?

Socialmente Lopez Obrador busca reduzir as desigualdades. Ele é um líder das massas. Em uma única chamada dele, dezenas de milhares de pessoas preenchem as praças públicas.

Seu filho mais novo se chama Jesus Ernesto, em homenagem a Jesus Cristo e ao guerrilheiro Ernesto Che Guevara. Uma combinação que diz muito sobre Andrés Manuel López Obrador, vencedor das eleições presidenciais no México, em sua terceira tentativa.

“O terceiro é o derrotado”, previu o ex-prefeito de 64 anos da Cidade do México, prometendo cortar a “crista de privilégios”, acabar com a “máfia do poder”, acabar com a corrupção pelo exemplo e dar prioridade aos pobres.

Este filho de comerciantes nascido em 13 de novembro de 1953 em Tepetitán, estado de Tabasco, e conhecido como AMLO por suas iniciais, incorpora para muitos mexicanos o desejo de mudança.

Ele é um líder das massas. Em uma única chamada dele, dezenas de milhares de pessoas preenchem as praças públicas. “É uma honra estar com Obrador”, é a frase com a qual eles o recebem em seus atos.

Do ponto de vista ideológico, é difícil de classificar, embora muitas vezes ele seja chamado de político de esquerda.

Em termos econômicos, ele quer apostar no mercado doméstico, fixar preços para a garantia do campo e rever a abertura do setor de petróleo ao capital privado.

Socialmente Lopez Obrador busca reduzir as desigualdades e evitar pronunciar-se sobre questões que caem sob uma agenda esquerdista tradicional, tais como aborto e casamento gay.

Depois de ter perdido as eleições de 2006 e 2012, na atual campanha ele moderou seu discurso para atrair setores que antes desconfiavam e escorregavam mais para o centro.

Embora propõe uma mudança que equivale a grandes transformações da história como a Revolução Mexicana de 1910, que faz parte do sistema político, que tem sido em três jogos.

“Há alguém que vem de fora, não é um militar que fez um golpe e estava na cadeia, não é um líder cocaleiro sem experiência política, não é um homem de negócios que passa uma política multinacionais”, disse ele dpa Willibald Sonnleitner, do Centro de Estudos Sociológicos do El Colegio de México.

“Ele é um político profissional que faz política desde que era jovem no principal partido político que estava neste país”, acrescentou.

Lopez Obrador, que estudou ciência política e administração pública, levou vários movimentos de protesto desde seus dias no Partido Revolucionário Institucional (PRI), que governou de 1929 a 2000, e que renunciou no final dos anos oitenta.

Mais tarde juntou-se ao nascente Partido da Revolução Democrática (PRD) e em 2012 fundou a sua própria força política, o Movimento Nacional de Regeneração (Brunette).

Seus críticos dizem que ele é um caudilho populista e o compara ao presidente dos EUA, Donald Trump, e aos venezuelanos Hugo Chávez e Nicolás Maduro. López Obrador rejeita isso.

“Nós não estamos inspirados por qualquer governo estrangeiro, ou maduros, ou Donald Trump, para que fique claro. Somos inspirados, e dizemos com respeito, os pais de nosso país, aqueles que nos deixou lições para lutar pela justiça, pela democracia, para a soberania nacional”, disse ele.

Para o escritor e analista Jorge Zepeda Patterson, Lopez Obrador se parece mais com a liderança personalista de Juan Domingo Perón, que chegou ao poder na Argentina em 1946, como outros líderes com quem ele associado.

“Para mim, em vez disso, me faz pensar em Perón, toda a proporção salvo. Sua ambigüidade ideológica, sua capacidade de flutuar definições acima ou para convocar as facções políticas mais divergentes e sua capacidade de negociar com as estruturas sindicais no local são uma reminiscência a figura do líder argentino “, escreveu ele em sua coluna no jornal El País.

Seu projeto econômico é inspirado no “desenvolvimento estabilizador” de 1954-1970, que impulsionou o crescimento com reitorias estatais fortes. “É um pouco o modelo que foi antes do neoliberalismo no México, antes de 1982”, disse o analista José Antonio Crespo.

Muitas das mensagens de López Obrador têm notas religiosas. Juntos, vamos fazer história a aliança liderada por Morena, inclui o partido dos evangélicos e nome Morena evoca a Virgem de Guadalupe, chamado de “Black Madonna”.

Lopez Obrador ficou viúva em 2003, quando ele era prefeito e é casada com o escritor Beatriz Gutiérrez Müller, mãe de seu filho mais novo, 11. Ele também tem três filhos mais velhos.

Em 2006, após perder por 0,62 pontos, a principal avenida da Cidade do México paralisou semanas com um protesto para denunciar fraudes e foi proclamada “presidente legítima”.

Depois de sua segunda derrota, seu nome continuou a soar: “Estaríamos melhor com López Obrador”, dizia um anúncio. Agora bastava que os anúncios dissessem “estaríamos melhor com… Você saber quem?” para que todos soubessem quem era.

Fonte: Diario Las Americas

Deixe um Comentário!