Nossa Política » Internacional » Presidente mexicano corta 60% do próprio salário

Internacional

Presidente mexicano corta 60% do próprio salário

Presidente mexicano corta 60% do próprio salário
Presidente mexicano corta 60% do próprio salário
López Obrador indicou que seu salário será o equivalente a 40% do que o atual presidente, Enrique Peña Nieto, ganha.

Do site mexicano Univision:


Andrés Manuel López Obrador, o presidente eleito do México, disse no domingo que vai ganhar 108 mil pesos por mês (cerca de US$ 5.700), o equivalente a 40% do que o atual presidente, Enrique Peña Nieto, ganha.

Em entrevista coletiva após reunião com membros de seu futuro gabinete, o líder esquerdista indicou que Peña Nieto recebe 270 mil pesos mensais (14.270 dólares), segundo dados coletados por sua futura carteira do Tesouro.

“E eu vou receber 108 mil pesos por mês, 40% do que o presidente Peña recebe atualmente, e eu decidir ganhar menos da metade disso, cumprindo meu compromisso”, disse ele em meio a aplausos.

Essa promessa faz parte do Plano Republicano de Austeridade, que consiste em 50 pontos que foram revelados neste domingo e busca eliminar os privilégios dos funcionários públicos e impulsionar as economias da administração pública para, ele disse, redirecionar recursos para gastos sociais.

Ele acrescentou que queria reduzir seu salário “um pouco mais”, mas que, de acordo com esse programa, nenhum funcionário poderá ganhar mais do que o presidente.

Ele diz que não queria afetar futuros funcionários que agora ganham mais “em universidades ou empresas”. “Se eu diminuir meu salário mais, eles se ressentirão mais, eu sou moderado, não sou radical”, disse ele.

O plano de austeridade apresentado oficialmente vazou para a mídia nos últimos dias e é composto por 50 pontos, alguns deles já conhecidos, pois contempla a redução dos maiores salários e benefícios da administração pública federal.

Dentro do programa destaca a redução de 70% da equipe de confiança e 70% das despesas operacionais, segundo este documento.


Escreva um comentário

Clique aqui para escrever um comentário