Nossa Política » Notícias » Saiba os motivos da exclusão de páginas do MBL pelo Facebook

Notícias

Saiba os motivos da exclusão de páginas do MBL pelo Facebook

Saiba os motivos da exclusão de páginas do MBL pelo Facebook
Saiba os motivos da exclusão de páginas do MBL pelo Facebook
A plataforma alegou que a exclusão foi motivada por uma investigação que revelou violações das políticas de autenticidade.

Do Estadão:


A remoção de 196 páginas e 87 perfis do Facebook, que causou polêmica nesta quarta-feira, 25, não foi explicada em detalhes pela empresa. Em nota intitulada ‘Garantindo um ambiente autêntico e seguro’, a plataforma alegou que a exclusão foi motivada por uma investigação que revelou violações das políticas de autenticidade.

“Essas páginas e perfis faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação”, diz o texto. Segundo informações obtidas pelo Estadão, a investigação sobre a rede durou meses e derrubou não apenas perfis falsos, mas também usuários registrados com sua identidade real. Isso ocorreu porque o Facebook detectou conexões entre esses usuários e outras contas falsas.

Questionada pelo Estadão Verifica, a assessoria de imprensa do Facebook deu mais detalhes do trecho das políticas de autenticidade que embasou as remoções. Confira os pontos destacados pelo Facebook:

“Não envolva-se em comportamento não autêntico, que inclui criar, gerenciar ou perpetuar:

  • Contas falsas
  • Contas com nomes falsos
  • Contas que participam de comportamentos não autênticos coordenados, ou seja, em que múltiplas contas trabalham em conjunto com a finalidade de:
  • Enganar as pessoas sobre a origem do conteúdo
  • Enganar as pessoas sobre o destino dos links externos aos nossos serviços (por exemplo, fornecendo uma URL de exibição incompatível com a URL de destino)
  • Enganar as pessoas na tentativa de incentivar compartilhamentos, curtidas ou cliques
  • Enganar as pessoas para ocultar ou permitir a violação de outras políticas de acordo com os Padrões da Comunidade.”