Notícias

Ministério do Trabalho fraudava pareceres a pedido de Marun, diz PF

Ministério do Trabalho fraudava pareceres a pedido de Marun, diz PF

Ministério do Trabalho fraudava pareceres a pedido de Marun, diz PF

Segundo a PF, os pareceres “possivelmente” tinham o objetivo de favorecer sindicatos do Mato Grosso do Sul, base política do ministro.

Do Poder360:


Um relatório da Polícia Federal afirma que o Ministério do Trabalho produzia pareceres fraudulentos a pedido do ministro da articulação política do Planalto, Carlos Marun (Secretaria de Governo).

A informação foi publicada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Os pedidos seriam feitos por meio da chefe de gabinete de Marun, Vivianne Lorenna de Melo. Segundo a PF, os pareceres “possivelmente” tinham o objetivo de favorecer sindicatos do Mato Grosso do Sul, base política do ministro.

O documento da PF se baseia em e-mails trocados entre Vivianne e representantes do ministério em maio deste ano.

Segundo o relatório, o então coordenador-geral de registros sindicais, Renato Araújo, repassava as demandas para Jéssica Matos, não ligada ao ministério do Trabalho, mas que produzia os pareceres pedidos por Marun.

Na semana passada, integrantes da pasta foram alvos da 3ª fase da operação Registro Espúrio. A investigação mira suposta atuação de políticos na cobrança de propinas e de apoio em troca da concessão de registros sindicais no Ministério do Trabalho.

A operação culminou no afastamento e pedido de demissão do então ministro, Helton Yomura.

A PF entrou com 1 pedido de busca e apreensão contra Carlos Marun, mas a solicitação foi negada pela Procuradoria-Geral da República.

(…)


Deixe um Comentário!