Repercussão

Facebook apaga rede de fake news do MBL

Facebook apaga fake news do MBL

Facebook apaga rede de fake news do MBL

A ação faz parte de uma iniciativa para reduzir o alcance de páginas e perfis enganosos responsáveis por espalhar fake news pela plataforma.

Do Tecmundo:


O Facebook retirou do ar uma rede de perfis e páginas ligadas ao grupo de extrema-direita Movimento Brasil Livre (MBL) e responsável por compartilhar notícias falsas, anunciou nesta quarta-feira (25) a rede social. A ação faz parte de uma iniciativa para reduzir o alcance de páginas e perfis enganosos responsáveis por espalhar fake news pela plataforma.

“Como parte de nossos esforços contínuos para evitar abusos e depois de uma rigorosa investigação, nós removemos uma rede com 196 Páginas e 87 Perfis no Brasil que violavam nossas políticas de autenticidade”, informou o Facebook Brasil. “Essas Páginas e Perfis faziam parte de uma rede coordenada que se ocultava com o uso de contas falsas no Facebook, e escondia das pessoas a natureza e a origem de seu conteúdo com o propósito de gerar divisão e espalhar desinformação.”

Segundo a Reuters, as páginas reuniam, juntas, mais de 500 mil seguidores e eram responsáveis por divulgar notícias falsas de teor conservador. Entre as removidas estão nomes como Jornalivre e O Diário Nacional, revelaram fontes consultadas pela publicação.

De acordo com o Facebook, as ações dessas páginas e perfis ligados ao MBL violaram diretamente as diretrizes de uso da rede social. A companhia anuncia que manterá o trabalho de remoção de “conteúdo ruim” com uma equipe que conta atualmente com cerca de 15 mil pessoas (serão 20 mil até o final do ano) e recursos de inteligência artificial.

Deixe um Comentário!