Brasil

O jornalismo de Alberto Dines

O jornalismo de Alberto Dines

O jornalismo de Alberto Dines

Quando da promulgação do AI-5, Dines coordenou a edição da célebre primeira página do Jornal do Brasil que se valeu de recursos como a previsão do tempo – “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos…”

O JB publicou uma homenagem ao célebre jornalista Alberto Dines, morto nesta terça-feira (22) na cidade de São Paulo. O diretor do programa Observatório da Imprensa da TV Brasil, faleceu às 6h no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde estava internado devido a uma pneumonia.

Dines foi um dos grandes responsáveis pela reformulação do Jornal do Brasil e cobriu eventos importantes como a decretação do Ato Institucional de Nº 5 (AI-5) que suspendeu todos os direitos políticos e colocou o país de vez nas mãos dos golpistas de 1964.

Como a censura havia baixado na imprensa, o jornalista se valeu da previsão do tempo para noticiar o trágico fato para a democracia brasileira: “Tempo negro. Temperatura sufocante. O ar está irrespirável. O país está sendo varrido por fortes ventos…” – e de um anúncio no alto da página: “Ontem foi o dia dos cegos”,  como parte de uma estratégia para denunciar a censura imposta à redação a partir de então, em consequência da nova ordem política autoritária instalada.

Como editor do jornal carioca, Alberto Dines cobriu a deposição do presidente chileno Salvador Allende para a instalação da ditadura de Augusto Pinochet em 11 de setembro de 1973. E como os militares brasileiros proibiram a veiculação de qualquer manchete sobre o assunto, Dines coordenou com o diagramador Ezio Esperanza a edição de uma primeira página sem manchete.

Em abril de 1996, lançou a versão eletrônica do Observatório da Imprensa, jornal de crítica e debate sobre o jornalismo contemporâneo, que passou a ter uma edição na TV Educativa do Rio de Janeiro em maio de 1998, e meses depois passou também a integrar ao vivo a programação da Rádio e Televisão Cultura de São Paulo.

Deixe um Comentário!