Repercussão

FHC diz que prisão de Lula é justa

FHC diz que prisão de Lula é justa

FHC diz que prisão de Lula é justa

Dono de um insuspeito apartamento na Avenida Foch, em Paris, o ex-presidente da compra da reeleição, Fernando Henrique Cardoso não hesitou em dizer que a prisão de Lula é justa e que o petista perdeu o controle ético na vida pública.

Deu no Globo que o ex-presidente FHC achou “triste” a prisão do Lula, mas “justa”. Cardoso disse nesta quarta-feira que a prisão do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva é uma notícia triste para o país, “mas justa”. Em entrevista a rádio CBN, o tucano afirmou que a prisão de Lula dá mostras de como a política brasileira vive um momento “delicado”, e lembrou dos tempos em que os dois eram companheiros de militância, no final dos anos 1970. Segundo FH, a prisão de Lula aconteceu porque o ex-presidente perdeu “o controle ético” ao chegar ao poder:

— Alguns perderam o controle ético ao levar a vida pública adiante — disse. —Agora, é a justiça quem decide.

De acordo com FH, a condenação de Lula – o primeiro ex-presidente brasileiro preso por corrupção – aconteceu porque o PT e os partidos que compunham sua base modificaram a natureza da corrupção praticada no país:

— Transformou-se a corrupção numa forma de sustentação dos partidos no poder. E isso é inaceitável.

Em tempo: FHC quebrou o país para se sustentar no poder, em 1994, quando deputados do PFL (atual DEM) propuseram a emenda da reeleição. Para conseguir aprovar a PEC da reeleição, o governo distribuiu cargos, concessões de rádio e TV e mesmo dinheiro. Anos depois, após as sucessivas vitórias petistas nas urnas, o PSDB acabou com a reeleição.

Deixe um Comentário!