Notícias

Por que alguém enviaria dólares a Frankfurt em avião?

Por que alguém enviaria dólares a Frankfurt em avião?

Por que alguém enviaria dólares a Frankfurt em avião?

O professor Adalberto do Amaral Junior questiona: que benefício teria um empresário ou portador de uma quantidade vultosa de recursos ao transferir dinheiro entre cargas em vez de fazer uma transferência eletrônica?

Deu no R7:


(…)

Pelas informações que foram divulgadas até o momento pela polícia, sabe-se que a aeronave, da companhia aérea Lufthansa Cargo decolou com os dólares de Guarulhos, fez uma escala em Viracopos e levaria o dinheiro para Frankfurt, na Alemanha. Se o carregamento fosse apenas com notas de US$ 100, a caixa roubada pesaria cerca de 50 kg. As autoridades não divulgaram o nome do proprietário do dinheiro.

O professor de direito internacional da Universidade de São Paulo Adalberto do Amaral Junior, questiona o propósito de um envio de dinheiro desse tipo.

— Quando você tem uma atividade regular, você não remete por aeronave, remete pelo banco, essa é a praxe. Hoje, com os meios eletrônicos, você tem operações [de transferência de recursos] que são imediatas. […] Enviar dinheiro com outras cargas… Qual benefício um empresário ou portador de uma quantidade vultosa de recursos vai ter?

Leia também:

Ele pontua ainda que não há qualquer benefício tributário ao fugir do sistema bancário e destaca que, normalmente, o transporte aéreo é feito por quem quer esconder recursos.

— O transporte de dinheiro por via aérea tem muito a ver com operações ilegais. Não que todas sejam ilegais, mas as operações ilegais se valem desses meios para transportar recursos, dinheiro e outros bens, como pedras preciosas e ouro, principalmente em voos particulares.

A Lufthansa informou, por meio de nota, que “o ataque ocorreu ao avião cargueiro de registro D-ALCF com o número de voo LH8263/04 de Viracopos (VCP) para Dacar (DSS) com destino final Frankfurt (FRA). Nenhuma pessoa ficou ferida. Mais detalhes não podem ser publicados no momento, pois uma investigação preliminar está em curso. Mais informações e detalhes sobre a situação serão fornecidos imediatamente após consulta às autoridades”.

(…)


Deixe um Comentário!