Educação

USP também vai esmiuçar o golpe de 2016

USP também vai esmiuçar o golpe de 2016

USP também vai esmiuçar o golpe de 2016 – Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Além da USP, as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Amazonas (UFAM), a Unicamp, a Universidade Estadual da Paraíba,  declararam que vão ofertar a disciplina Tópicos Especiais em Ciência Política 4: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil.

Saiu no Painel Acadêmico:


Após um chamado do professor Pedro Puntoni, professores do Departamento de História decidiram demonstrar apoio à proposta do professor Luis Felipe Miguel, da Universidade de Brasília, e vão oferecer em conjunto a disciplina Tópicos Especiais em Ciência Política 4: O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil.

A oferta da disciplina, em caráter optativo, pela UnB levou o ministro da Educação do governo Temer, Mendonça Filho, a pedir a dizer, em sua conta oficial, que pediria uma investigação por “improbidade administrativa” da conduta do professor. Em declaração oficial, o ministro acusou o professor Luis Felipe Miguel de fazer “proselitismo político” e de promover “ataque claro às instituições brasileiras”.

As falas do ministro resultaram em respostas de diversos acadêmicos e instituições de pesquisa, inclusive de outras áreas além da ciência política, como a Abralic (Associação Brasileira de Literatura Comparada) e Abralin (Associação Brasileira de Linguística), posicionando-se contra as ameaças à autonomia universitária e às liberdades de ensino e aprendizagem, garantidas pela Constituição.

Além da USP, as universidades federais da Bahia (UFBA) e do Amazonas (UFAM), a Unicamp, a Universidade Estadual da Paraíba,  declararam que vão ofertar a disciplina para os alunos do curso de Ciência Política, abrindo espaço também para o público em geral como ouvinte.

Na UFBA, a disciplina conta com a participação de 22 professores dos Departamentos de História, Sociologia, Economia, Psicologia, Educação, Estudos de Gênero, Ciência Política e Direito. A ementa e a bibliografia são as mesmas do curso de Luis Felipe Miguel na UnB.

(…)


1 Comentário

  • Muito bom! A toda ação há uma reação igual( ou maior) no sentido contrário! Mendoncinha foi catucar o diabo com vara curta e os cursos estão explodindo pelo Brasil todo!

Deixe um Comentário!