Editorial

Editorial | Pior do que Bolsonaro é quem o aplaude

Editorial | Pior do que Bolsonaro é quem o aplaude

Editorial | Pior do que Bolsonaro é quem o aplaude

Empresários aplaudiram uma medida [contra o crime na Rocinha] que, além de idiota, só mostra que Bolsonaro não entende nada de segurança pública; assim como não entende de economia, de educação ou de saúde. Não tem sequer sensibilidade às questões sociais.

Falando a uma plateia de empresários em evento do BTG Pactual, Bolsonaro foi questionado sobre a violência na Rocinha, uma das maiores comunidades do Rio de Janeiro, estado que o elegeu.

O presidenciável disse que mandaria um helicóptero derramar milhares de folhetos sobre a favela, avisando que daria um prazo de seis horas para os bandidos se entregarem. Findo este tempo, se a bandidagem continuasse escondida, metralharia a Rocinha.

O mais terrível é que a plateia aplaudiu.

Aplaudiu uma medida que, além de idiota, só mostra que Bolsonaro não entende nada de segurança pública; como não entende de economia, de educação ou de saúde. Não tem sequer sensibilidade às questões sociais.

Metralhar a Rocinha seria o mesmo que colocar sob o alvo das armas pessoas inocentes que trabalham, estudam e vivem as suas vidas sem relação alguma com o crime. Impor guerra a uma inteira comunidade para extirpar o crime é de uma estrondosa ignorância. É antes uma demonstração de desrespeito às pessoas.

Linguagem do golpe

É vergonhoso que um deputado tenha uma atitude assim. Mas triste mesmo é ver empresários aplaudirem estas visões fascistas e excludentes. A linguagem belicosa de Bolsonaro contra o crime na Rocinha é para ganhar apoio; mas muito mais do que isso, é a linguagem do golpe contra os pobres.

Metralhar a Rocinha não causa espanto – muito pelo contrário, provocou aplausos na plateia – porque é a Rocinha. É berço de gente pobre, negra, que luta para sobreviver em meio ao fogo do tráfico.

O mesmo Bolsonaro que promete acabar com reservas indígenas e comunidades quilombolas agora se dispõe a metralhar favelas. Para acabar com os criminosos, diria ele. É um discurso que faz lembrar a ditadura. É de causar engulhos.

Não se pode esperar nada de bom vindo de quem discursa. Mas aplaudir este sujeito, é, no mínimo, o suprassumo da ignorância; a prova cabal de que nos tornamos uma república de trogloditas.

6 Comentários

  • Concordo com o comentário se Sonia, esse nome não deve ser nem pronunciado, imagine aplaudido, aplaudido por sangue sugas da classe trabalhadora desse país. Soube que na Alemanha foi assim, o povo queria mudança e colocaram Hitler e deu no que deu….estamos caminhando pra isso????

  • Com certeza as pessoas que apoiam aquela criatura desprovida de conhecimento mínimo
    para um governante são piores do que ele!
    Não devemos nem pronunciar seu nome!

    • É melhor APOIAR ELE sendo Honesto e não tendo seu Nome Envolvido em Corrupção, do que Apoiar o Lula que DESTRUIU a economia do país ,de tanto Roubar os cofres públicos, ele junto com sua gangue, Renan Calheiros, SARNEY, Jader Barbalho e outros. Não queremos mais. O povo brasileiro não quer Mais Votar em Políticos Corruptos. E ESSA Matéria é MENTIROSA. Nunca que jamais o Jair Bolsonaro Falaria uma Idiotices DESSA. Só na cabeça desses psedo Jornalistas, que mentem e destorcem os fatos. #Bolsonaro #presidente.

  • E, LOGO, INDAGO A TODOS, MINIMAMENTE DOTADOS DE SENSO DE JUSTIÇA, COMO CONDESCENDER A DIALOGAR CIVILIZADAMENTE COM ESTES TROGLODITAS E AUSTRALOPHITECUS, AINDA NAS ÁRVORES, EM VERDADE, E, ADEMAIS, NO PALEOLÍTICO, QUE, EM AGRAVANTE, SE CONCEBEM COMO EMPRESÁRIOS…?….NÃO HÁ, HAVERÃO DE CONCORDAR, O QUE ACORDAR COM ESTES NAZIFASCISTAS, MAIORIA DE SONEGADORES E CORROMPIDOS PELO ABSURDO DE CONCENTRAREM MAIS RENDA E PODER, A ESPOLIAR DE MODO VIL O TRABALHO E A DEGRADAR O EMPREGO…ASSIM, É ÓBVIO DE QUE FICA CLARO QUE OPERAMOS EM CAMPOS DIAMETRALMENTE OPOSTOS, IDEOLÓGICA E POLITICAMENTE….NOSSOS PROJETOS INCLUEM O RESPEITO À ORDEM JURÍDICA CONSTITUCIONAL E UMA VISÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS INCLUSIVAS PORQUANTO COM VIÉS SOCIAL, CONSUBSTANCIADO NA CONSTRUÇÃO DE UM ESTADO DO BEM ESTAR SOCIAL, RUMO À UM PROCESSO CIVILIZATÓRIO, ESCANDINAVO E NÓRDICO, E, QUE, CONTEMPLE A OPORTUNIDADE DE QUE TODOS EXERÇAM A CIDADANIA PLENA E TENHAM A ISONOMIA DAS MESMAS OPORTUNIDADES…ASSIM, NÃO PASSARÃO, OS CANALHAS E CRETINOS FUNDAMENTAIS….ALIÁS, A ESTES, NEM ÁGUA….SAUDAÇÕES CORDIAIS DO PLANTA DO DESERTO II, A QUEM BASTA, TÃO SOMENTE, O ORVALHO DO ALVORECER….

Deixe um Comentário!