Brasil

Japonês da Federal vai se aposentar

Japonês da Federal vai se aposentar

Japonês da Federal vai se aposentar – Foto: Rodolfo Buhrer / La Imagem/Fotoarena/Folhapress

Newton Ishii era o responsável pela carceragem da PF em Curitiba e, há dois anos, pretendia se aposentar. O pedido de aposentadoria foi publicado no Diário Oficial e autorizado pelo diretor de gestão pessoal da Polícia Federal.

Do Correio Braziliense:


Newton Hidenori Ishii, que ficou conhecido como “japonês da federal” após participar de diversas conduções coercitivas no âmbito da Lava-Jato, vai se aposentar. O pedido foi publicado no Diário Oficial e autorizado pelo diretor de gestão pessoal da Polícia Federal. A portaria no 7.708 é de 22 de fevereiro.

Com o desenrolar da Lava-Jato e as prisões de autoridades ocorrendo corriqueiramente, o japonês da federal passou a ser reconhecido nas ações da Polícia Federal. Se tornou absurdamente popular nas redes sociais e, entre 2015 e 2016, foi personagem carnavalesco, “incorporado” por milhares de foliões.

Newton Ishii era o responsável pela carceragem da PF em Curitiba e, há dois anos, pretendia se aposentar. Em entrevista ao Correio, ele reconheceu a fama e disse que muita gente ia até a sala dele para tirar fotos. “Durante as operações é impossível, mas, no dia-a-dia, as pessoas me procuram e eu as atendo”, disse.

Com o reconhecimento, veio também a exposição de sua vida ao público. O japonês da federal virou notícia ao ser condenado, em 2016, a 4 anos e 2 meses de prisão por facilitação de contrabando. A pena foi revertida e, parte dela, cumprida em regime semiaberto. Com a tornozeleira eletrônica, Newton Ishii voltou a cumprir os mandados da Justiça em Curitiba, onde mora.


Deixe um Comentário!