Notícias

Papa Francisco autoriza discussão sobre casamento de padres

Papa Francisco autoriza debate sobre casamento de padres

Papa Francisco autoriza debate sobre casamento de padres

Em março, o Papa Francisco havia discutido a ordenação dos Viri pobati — os homens de fé comprovada — que já fossem casados, mas pudessem administrar os sacramentos.

Do Almanaque dos Papas:


Segundo o jornal italiano Il Messaggero, o Papa Francisco autorizou a discussão na Igreja Católica sobre a possível permissão parcial de padres casados. A iniciativa teria sido do cardeal brasileiro Claudio Hummes que é próximo do Pontífice. O objetivo é solucionar o déficit de padres na região da Amazônia, no Brasil. A discussão deste assunto poderá ser realizada no sínodo de 2019.

A proposta do cardeal Hummes, presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia, seria de nomear homens fiéis casados para cargos de administração espiritual. Segundo ele, esta medida resolveria o problema da falta de padres em locais que ficam em áreas isoladas e possuem difícil acesso.

O Papa Francisco já havia sugerido a discussão sobre o assunto em março deste ano. A proposta era de debater sobre a ordenação de Viri probati — os homens de fé comprovada — que já fossem casados. Na época, o pontífice afirmou: “É necessário determinar quais tarefas podem ser confiadas aos homens de fé, sobretudo nas comunidades mais remotas”.


Deixe um Comentário!