Notícias

Fux: Lula não pode concorrer!

Fux: Lula não pode concorrer!

Fux: Lula não pode concorrer!

O ministro da Suprema Corte, Luiz Fux, adiantando-se nos autos, antecipa que candidato com denúncia não deve concorrer em 2018.

Em entrevista à Folha de S.Paulo, o ministro do STF, Luiz Fux, admitiu que ‘não tem sentido candidato com denúncia concorrer’. Fala fora dos autos de um assunto que deverá ser julgado pelo pleno da Suprema Corte, mas já antecipa a sua convicção de que Lula não poderá disputar as eleições de 2018.

Este é o STF, que tem a cara da decisão de Cármen Lúcia sobre o Enem; uma corte suprema de juízes que falam fora dos autos.


Há uma questão pulsante hoje que é a candidatura de Lula à Presidência em 2018. Qual é a chance de o STF dar uma liminar permitindo que ele participe da campanha, ainda que condenado em segunda instância?

Abstratamente, eu entendo que algumas questões vão ser colocadas: a primeira, a da Lei da Ficha Limpa [que diz que condenados em segunda instância são inelegíveis].

A segunda é decorrente da Constituição. Ela estabelece que, quando o presidente tem contra si uma denúncia recebida, ele tem que ser afastado do cargo.

Ora, se o presidente é afastado, não tem muito sentido que um candidato que já tem uma denúncia recebida concorra ao cargo. Ele se elege, assume e depois é afastado?

E pode um candidato denunciado concorrer, ser eleito, à luz dos valores republicanos, do princípio da moralidade das eleições, previstos na Constituição? Eu não estou concluindo. Mas são perguntas que vão se colocar.


3 Comentários

  • A princípio já se sabe que Fux não pode julgar, já que pre-julgou! Depois, é evidente o apavoramento dos membros das cortes que envergonham o Brasil! Uma corte que tem Gilmar Mendes como membro não tem credibilidade!

  • Bom…se formos falar em moralidade nesse país, então só Jesus Cristo poderia governar.
    Somos governados por ladrões e corruptos de toda ordem, em todos os poderes, em todos os níveis.
    Esse ministro deve ter algum problema visual.

  • Como pode, este que se diz juiz, pre julgar e emitir seu julgamento, onde está a ética da justiça, vergonhoso, mas como todos estão, ao que paresse com o rabo preso ou estão com medo da volta do lula, como pode falar em moralidade quando o STF está pecando e muito com a falta de ética.

Deixe um Comentário!