Política

‘Lula Pelo Brasil’ está bombando nas redes sociais

‘Lula Pelo Brasil’ está bombando nas redes sociais

‘Lula Pelo Brasil’ está bombando nas redes sociais – Foto: Ricardo Stuckert

Nas redes sociais, a caravana do ex-presidente Lula que percorre diversas cidades do nordeste já alcançou mais de 12 milhões de internautas.

Do Blog do Esmael Morais:


O ex-presidente Lula se “assenhorou” das redes sociais, segundo um relatório divulgado nesta segunda-feira (21) pela senadora e presidenta nacional do PT Gleisi Hoffmann.

De acordo com a dirigente, somente neste domingo (20), a rede petista atingiu 12.982.109 usuários brutos totais, com 2.113.083 visualizações nas páginas analisadas; o engajamento foi de 2.797.065.

Abaixo, leia a íntegra do relatório:

#LulaPeloBrasil – 20/08

Monitoramento das redes em 20/08 Lula pelo Brasil

– SP rede petista atingiu, no total, 12.982.109 usuários brutos, com 2.113.083 visualizações nas páginas analisadas. O engajamento foi de 2.797.065.

– As páginas da Mídia independente no Facebook [Brasil de Fato, Ninja e Jornalistas Livres] somaram 35 publicações sobre o #LulaPeloBrasil durante o dia, com um total de 245.738 visualizações e com um alcance de 819.126 usuários únicos. O engajamento total foi de 71.382. Destacam-se, aqui, as coberturas de Brasil de Fato e Jornalistas Livres.

– O volume de menções à Lula, #LulaPeloBrasil e #LulaEmSergipe no dia 20/08 registrou um pico de ocorrências entre às 18/20 horas, horário do evento em Estância-SE. O dia 20/08 registrou, ainda, um melhor desempenho de ocorrências se comparado ao dia 19/08.

– Entre as hashtags mais utilizadas no período destacam-se: #LulaPeloBrasil, #LulaEmSergipe, #LulaPelaBahia, #LulaNaEstrada e #Lula. Ataques ao #PIG fizeram a hashtag ser a 6ª mais utilizada durante o período. Entre as hashtags negativas, #LulaDiretoPraPrisão aparece apenas como a 14ª mais utilizada nas redes.

– O momento mais carismático do dia envolveu a Juventude Petista na Bahia e o presidente Lula. Em uma “sarrada” com os jovens, o presidente conseguiu atingiu mais de seis milhões de usuários únicos apenas em sua página oficial. A imagem foi extremamente compartilhada.

– Em outro momento extremamente emotivo do dia, uma senhora afirma dar “beijo de mãe” em Lula. O vídeo foi extremamente compartilhado com um sentimento de compaixão bastante positivo. Humanizar Lula e mostrar o carinho das pessoas com ele gera uma “quebra de barreiras” e “êxtase” em pessoas que apoiam o presidente e até mesmo em pessoas mais receosas em declarar apoio.

– Os ataques à Caravana continuam tentando pregar a pecha de “fracassado”, mas sem sucesso. Durante o final de semana conteúdos foram “requentados” por meio de blogs de direita/reacionários que replicavam matérias sempre pautadas pelo mesmo conteúdo – em sua maioria blogueiros ou colunistas da Jovem Pan – mas com uma “roupagem diferente”.

– A imagem da “sarrada” foi a mais compartilhada durante o dia. Destacam-se ainda imagens das ruas de Estância-SE durante ato com Lula e cards produzidos a partir das principais falas do presidente durante o ato. Mais uma vez, imagens que envolvem multidões ou carinho dos populares – em sua maioria crianças ou idosos – tem ótima repercussão para o presidente.

– É importante que outras páginas e entidades se envolvam, mesmo que indiretamente, com as transmissões ao vivo. Centrais Sindicais e até mesmo políticos ligados ao PT e partidos apoiadores devem contribuir com a divulgação ou até mesmo retransmissão dos conteúdos.

– Vale ressaltar uma característica até aqui inédita em uma série histórica de monitoramento que já soma quatro meses: pela primeira vez é possível afirmar que o partido e Lula pautam a imprensa de forma propositiva ao invés de serem pautados pela mídia de forma reativa. Até aqui, desde o início da caravana, são os canais detratores da imprensa e das redes sociais online que “correm atrás” de tentativas de difamar a caravana, enquanto apoiadores do PT e do presidente Lula “respiram” com uma agenda de divulgação de encontros, ações e atividades.


2 Comentários

  • Lula é um imenso orgulho para a mim. Fez pelo nosso país o que, desde muito jovem, eu imaginava que devia ser feito para incluir na sociedade as nossas classes populares. Com Lula sempre!

  • Mesmo passados mais de 400 anos de efetiva colonização do nosso Brasil, uma quantidade histérica e pouco representativa de brasileiros, mantêm aceso o espírito de provincianos colonizados. Assim como vimos e ouvimos de muitos eleitores de Donald Trump as maiores idiotices e imbecilidades com relação à adversária, a direita brasileira faz questão de dizer o mesmo, no que diz respeito ao LULA e a todos os que acreditam em sua capacidade de novamente recolocar o Brasil nos eixos. Passam atestado de que são tão ladrões quanto os acusados dos partidos de direita, e se dizem HONESTOS.

Deixe um Comentário!