Mundo Política

Trump cancela acordo com Cuba

Trump cancela acordo com Cuba

Trump cancela acordo com Cuba – Foto: Bill Pugliano/Getty Images

O presidente americano Donald Trump anunciou nesta sexta-feira em Miami que cancelou o acordo de seu antecessor, Barack Obama, com Cuba.

Do Globo:


O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta sexta-feira em Miami que cancelou o acordo de seu antecessor, Barack Obama, com Cuba, recuando a aproximação feita pelo seu antecessor. O presidente anunciou restrições a viagens de americanos à ilha, a negociações com empresas militares do país e a manutenção de sanções econômicas, denunciando o que chamou de “caráter brutal” do regime de Raúl Castro. A decisão, no entanto, não acarreta numa nova ruptura diplomática como a que durou até recentemente.

Trump condicionou uma possível nova aproximação com a ilha à ampliação das liberdades do povo cubano. Ele afirmou que não vai suspender sanções contra Cuba até que o governo da ilha liberte todos os presos políticos, legalize todos os partidos e organize eleições livres:

— Imediatamente, eu estou cancelando inteiramente o acordo completamente unilateral da última gestão feito com Cuba — anunciou Trump em encontro com a comunidade cubana em Miami. — O alívio da gestão anterior sobre restrições a respeito de viagens e comércio não ajuda o povo cubano, apenas enriquecem o regime cubano.

Ele disse que a embaixada dos Estados Unidos permanecerá aberta na ilha “na esperança de que nossos países possam moldar um caminho muito melhor e mais forte:

— Então iremos respeitar a soberania cubana, mas nunca viraremos as costas ao povo cubano — defendeu.

(…)


1 Comentário

  • Os democratas de todos os outros países deveriam compensar a diminuição dos turistas americanos e visitar Cuba em grande quantidade e com frequência! Desfrutariam das belezas de suas praias e de sua cultura e dariam uma resposta a esse louco do Trump e `aquela comunidade problemática de cubanos que vivem nos EUA.

Deixe um Comentário!