Mundo

Papa Francisco envia exemplar de encíclica para Lula

Papa Francisco envia exemplar de encíclica para Lula

Papa Francisco envia exemplar de encíclica para Lula

Lula interessou-se pelas reuniões do Papa com os movimentos populares pelo mundo. E transmitiu a sua preocupação com o destino do Brasil.

Extraído e traduzido livremente do Vatican Insider:


Ao receber um exemplar da encíclica ‘Laudato Si’, ele prometeu que a leria “do começo ao fim”. Interessou-se pelas reuniões do Papa com os movimentos populares pelo mundo. Ele transmitiu a sua preocupação com o destino da profunda crise política e social que vive o seu país. Este é Luiz Inácio Lula Da Silva. Nas últimas horas, o ex-presidente brasileiro reuniu-se com um prelado próximo de Francisco e consultor do Vaticano. A reunião sugestiva, tendo em conta que tanto a Argentina e Roma estão seguindo de perto os caminhos do escândalo que pode significar a queda do presidente Michel Temer.

Juan Grabois é uma referência dos movimentos populares em sua relação com Jorge Mario Bergoglio. Não é porta-voz do pontífice, é claro. Ele fala por si e pelas organizações que representa. Mas a palavra tem um valor simbólico, e pode dar pistas sobre algumas preocupações partilhadas pelo líder católico. Por isso não passou despercebida nos a sua visita ao Brasil para participar de uma reunião, na Universidade de São Paulo (USP).

Na última quinta-feira (25), Grabois conversou reservadamente com Lula. Ele o convidou para participar de algumas das atividades futuras dos movimentos populares. Ele propôs a concentrar-se sobre a questão do combate à fome, recordando o seu programa  Fome Zero e o prêmio recebido por ele junto a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

O ex-presidente mostrou interesse em movimentos populares que aconteceram com a presença do Papa, dois no Vaticano e outro em Santa Cruz de la Sierra (Bolívia), no qual Grabois foi uma figura chave. Sua curiosidade tem uma razão: Lula é líder do Partido dos Trabalhadores.

No final da conversa, o consultor do Vaticano também apresentou cópias de três discursos do Papa em português nas cúpulas mundiais e saiu com a impressão de que Lula  é “o único que pode resolver a crise no Brasil.” Num contexto em que o “ressurgimento de uma forte ofensiva contra todos os movimentos populares”.

A situação no país sul-americano é difícil. Nos últimos dias, aumentaram os protestos em massa contra o governo de Temer, depois de um áudio exibindo cumplicidade do presidente com a corrupção, em meio a Lava Jato, operação policial que pôs em cheque a política e os negócios do país.

(…)


3 Comentários

  • Eu já desconfiava que o papa Bento havia sido “retirado” do papado por suas posições conservadoras. Em seu lugar, eis que surge um papa socialista!
    Bem que eu desconfiava que o pontífice tinha inclinação comunista.
    Aproximação ao Lula diz tudo.
    CNBB ao MST?!
    Já posso prever um racha na igreja católica.
    Os conservadores e moderados não aceitarão este viés ideológico da igreja.
    Socialismo=>queda do cristianismo=>islamismo

  • Temer representa dos empresários, latifundiários e banqueiros!
    Lula representa a população brasileira como.um todo!
    Essa é a diferença!

Deixe um Comentário!