Brasil

Novas linhas do Metrô de Salvador são inauguradas

Novas linhas do Metrô de Salvador são inauguradas

Novas linhas do Metrô de Salvador são inauguradas

Segundo comunicado do governador Rui Costa, a partir das 5h estão abertas, “à disposição da população”, as estações Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu.

Quatro novas estações do metrô de Salvador foram inauguradas nesta terça-feira, 23. Os terminais de Pernambués, Imbuí, CAB e Pituaçu, que pertencem à Linha 2, começaram a operar comercialmente às 5h. Com isso, o modal passou a percorrer 42 quilômetros, incluindo as duas linhas.

Até então, a Linha 2 chegava até a rodoviária. Agora, o trecho segue entre o Acesso Norte 2 e a Estação Pirajá, trajeto que pode ser percorrido em 12 minutos. Se quiser seguir até a Lapa, o passageiro vai gastar cerca de 20 minutos.

A CCR Metrô, que opera o transporte, ainda não divulgou um balanço de movimento, mas informou, por meio da assessoria, que o fluxo nesta manhã está a cima do esperado para o primeiro dia de funcionamento das novas estações. A maior concentração aconteceu no terminal de Pituaçu.

Atualmente, o metrô transporta em média 92 mil pessoas por dia. A expectativa é que com a inauguração desta terça, cerca de 180 mil usuários passem a usar o transporte.

O serviço está disponível das 5h à meia-noite, inclusive em feriados e nos finais de semana. A tarifa é de R$ 3,60.

Os usuários terão acesso às estações Pernambués e Pituaçu por novas passarelas de acesso. Já Imbuí e CAB têm as passarelas existentes requalificadas. Todos os equipamentos possuem piso tátil e câmeras de monitoramento.

O projeto arquitetônico das novas passarelas foi premiado, em 2016, em evento bianual da Associação Brasileira dos Escritórios de Arquitetura (Asbea).

A Estação Pituaçu do metrô, com obra iniciada em novembro de 2015, é a maior da Linha 2, na avenida Paralela, com área total de 12.151 m².

A estação terá 14 bloqueios e mais dois exclusivos para pessoas com deficiência, quatro escadas rolantes e seis escadas fixas.

Integrado à Estação Pituaçu, está sendo construído o Terminal de Integração Pituaçu, com capacidade para receber até 140 ônibus por hora.

Com informações do A Tarde.

Deixe um Comentário!