Mundo

Emmanuel Macron é eleito presidente da França

Emmanuel Macron é eleito presidente da FrançaEmmanuel Macron é eleito presidente da França

Emmanuel Macron é eleito presidente da França – Foto: Antoine Gyori/Corbis/ Getty Images

Com 65,1% dos votos, o centrista Emmanuel Macron foi eleito presidente da França; Marine Le Pen, adversária de Macron, já admitiu a derrota.

Da Folha:


O centrista Emmanuel Macron, 39, foi eleito presidente da França neste domingo (7) com 65,1% dos votos, segundo estimativas de boca de urna, que ainda serão confirmadas durante as próximas horas.

Representando o movimento independente Em Frente!, ele governará pelos próximos cinco anos a sétima maior economia do mundo e um dos cinco países com direito o veto no Conselho de Segurança da ONU.

Macron disputava as eleições, com impacto no restante da União Europeia, contra a ultranacionalista Marine Le Pen, da Frente Nacional, que recebeu 34,9%.

Em seu discurso de derrota, Le Pen focou na eleição legislativa de junho. “Estarei à frente desse combate. Mais do que nunca precisamos de vocês”, disse. Ela voltou a ressaltar o que chamou de recomposição entre “patriotas e globalistas”, ressaltando as forças tradicionais da política francesa que apoiaram Macron. Le Pen disse que telefonou para o presidente para parabenizá-lo e desejar-lhe sucesso.

O impacto imediato do resultado será o reforço do projeto de integração europeu, do qual Macron é entusiasta. Le Pen defendia erguer barreiras protecionistas, retirar a França do bloco econômico e possivelmente retomar o franco como moeda, em vez do euro.

A eleição de Macron, comemorada por militantes diante do Museu do Louvre, marca ademais transformações históricas no país.

O anúncio foi recebido com a Marselhesa pelos militantes agitando a bandeira vermelha, branca e azul. Uma menina, dependurada num poste, gritava ininterruptamente: Vive la France!

(…)


Deixe um Comentário!