Notícias

Fator Lava Jato: Multinacionais estão de olho no setor da Construção

Fator Lava Jato: Multinacionais estão de olho no setor da Construção

Fator Lava Jato: Multinacionais estão de olho no setor da Construção – Foto: Reprodução

Por influência da Lava Jato, mercado nacional de grandes obras de infraestrutura se tornou alvo de empresas estrangeiras.

Saiu no Uol:


O quadro de corrupção no segmento de construção pesada do Brasil, revelado e combatido pela Operação Lava Jato, poderá transferir o mercado nacional de grandes obras de infraestrutura para empresas estrangeiras.

Investigadas na Justiça e pressionadas financeiramente por causa de sanções administrativas e criminais, as grandes empreiteiras nacionais de construção, como Odebrecht, Andrade Gutierrez, Queiroz Galvão e Camargo Corrêa, deixam um vazio no mercado. Empresas chinesas de construção já assumiram obras e serviços, principalmente no segmento de energia, e começaram aquisições de companhias nacionais.

A ampliação da presença estrangeira é recebida com atenção por entidades brasileiras da construção e da engenharia e analistas independentes procurados pelo UOL. Para eles, o combate ao método que incorporou sistemicamente propinas a políticos e caixa dois, sendo agora desvendado pela Lava Jato, investigação com foco em contratos de obras e serviços da Petrobras e desdobramentos para outras estatais, já mostra consequências no segmento de construção pesada.

(…)


Deixe um Comentário!