Blog do Mailson Ramos

Moro escondeu a “mula” do Padilha para não cair do cavalo?

Moro escondeu a “mula” do Padilha para não cair do cavalo?

Moro escondeu a “mula” do Padilha para não cair do cavalo? – Foto: Reprodução/ TV Globo

Ao indeferir as questões de Cunha a Temer sobre José Yunes e as doações de campanha ao PSDB, Sérgio Moro escondeu o caso da “mula” do Padilha.

No final de novembro de 2016, o juiz Sérgio Moro indeferiu algumas perguntas feitas por Eduardo Cunha a Michel Temer, uma das suas testemunhas no processo oriundo da Lava Jato. De 41 questões, 21 foram censuradas por Moro, sob a alegação de que eram inapropriadas ou não tinham pertinência com o objeto da ação penal.

Entretanto, das 21 questões barradas por Moro, três delas estabeleceram uma relação direta com o fato desvelado nesta semana por José Yunes, quando revelou que foi usado por Padilha como “mula”. A seguir as questões:

– Qual a relação de Vossa Excelência com o Sr. José Yunes?

– O Sr. José Yunes recebeu alguma contribuição de campanha para alguma eleição de Vossa Excelência ou do PMDB?

– Caso Vossa Excelência tenha recebido, as contribuições foram realizadas de forma oficial ou não declarada?

Eduardo Cunha tinha a intenção de antecipar o fato que só chegou ao conhecimento público com a delação de Cláudio Melo que forçou a demissão de José Yunes e, por conseguinte, o forçou a contar a sua versão dos fatos ao Ministério Público.

Em entrevista a Lauro Jardim, no Globo, Yunes disse ter recebido Lúcio Funaro em seu escritório, a pedido de Padilha. No encontro, Funaro lhe contou que estava financiando 140 deputados para garantir a eleição de Eduardo Cunha à presidência da Câmara dos Deputados.

De acordo com Yunes, Funaro afirmou que estava em curso uma estratégia para eleger uma bancada fiel a Cunha, para conduzi-lo à presidência da Câmara. “Ele me disse: ‘A gente está fazendo uma bancada de 140 deputados, para o Eduardo ser presidente’. Perguntei: ‘Que Eduardo?’. Ele respondeu: ‘Eduardo Cunha’”.

E a pergunta que não quer calar: por que Sérgio Moro removeu as questões de Cunha sobre José Yunes? Não seria do interesse da Petrobras investigar propinas para outros partidos que não o PT? Não terá Moro percebido as relações entre os personagens deste episódio? Ou Moro quis esconder a “mula” para não cair do cavalo?

8 Comentários

  • O Cunha não e besta a e sabe por que fez as perguntas, resumindo eu não vou cair sozinho levo vcs com migo. Sobre a compra dos 140 deputados ali começou o golpe.

    • Perda de tempo, cara Regina! O imbróglio político-jurídico que nos assola é tão amplo, bem calculado para atingir seus próprios fins fins que, para resolve-lo, necessitamos, primeiro de um demolidor que não deixe padra sobre pedra do que ha tempo nos escraviza e converte nosso pais em um exemplo mundial de iniquidades sócio-econômicas, e, pior, sem perspectivas de solução no futuro previsível, e somente depois, poderemos pensar em um arquiteto capaz de desenhar uma nova sistemática com menos ideologias – não confundir com ideias – e sobre esse novo contexto, edificar novas estratégias e criar valores que promovam o individuo, em vez dos partidos políticos na forma atual, que a experiência demonstra que só promovem a intriga e os conluios corruptos que tão caro custam.

Deixe um Comentário!