Política

Trump anuncia a construção do muro entre EUA e México

Trump anuncia a construção do muro entre EUA e México

Trump anuncia a construção do muro entre EUA e México – Foto: Reprodução

O presidente americano Donald Trump anunciou a construção do muro entre EUA e México; além disso, ele limitou a entrada de refugiados.

Saiu no Publico:


Presidente dos EUA, Donald Trump anunciou que irá arrancar com uma das suas promessas eleitorais mais polêmicas: a construção de um muro na fronteira com o México para travar a imigração ilegal proveniente da América Latina.

O anúncio foi feito na terça-feira à noite, na sua conta pessoal do Twitter, e foi confirmado por fontes da Casa Branca à CNN e ao New York Times. “Grande dia com planos na Segurança Nacional amanhã; entre outras coisas iremos construir o muro”, escreveu o Presidente norte-americano.

O encontro entre o Trump e o Departamento de Segurança Nacional está marcado para as 13h25 (17h25 em Lisboa) e deverá colocar em cima da mesa ações contra a entrada de refugiados e a atribuição de vistos. No documento estão também a decisão sobre se deverá ser retomado o programa de prisões secretas da CIA, a manutenção da prisão de Guantánamo (que o seu antecessor, Barack Obama, tentou sem sucesso fechar) e a designação da organização Irmandade Muçulmana como uma organização terrorista, cita o New York Times.

Do conjunto de medidas que serão apresentadas pela Administração Trump esta quarta-feira, a Casa Branca já fez saber que a construção do muro é uma prioridade. Parte dos 3200 km da fronteira dos EUA com o México já está protegida por barreiras que serão também reforçadas. Além disso, o decreto de Trump incluirá um pedido para ser detalhado que ajuda financeira é neste momento concedida pelos EUA ao México, o que, diz a CNN, é um sinal de que a Administração pode redirecionar parte desses fundos para o financiamento do muro, fazendo dessa forma “o México pagar por ele”.


Deixe um Comentário!