Política

Doria cortará o Leve Leite; vem aí o ‘Leve xampu e sabonete’

Doria cortará o Leve Leite; vem aí o ‘Leve xampu e sabonete’

Doria cortará o Leve Leite; vem aí o ‘Leve xampu e sabonete’ – Foto: Werther Santana/ Estadão

O prefeito de São Paulo, João Doria, cortará programas sociais como o Leve Leite; em contraponto, vai dar xampu e sabonete a abrigos da cidade.

Informa a Folha de São Paulo aqui e aqui que João Doria, prefeito de São Paulo, vai passar um pente fino nos programas sociais da prefeitura e já mira corte no Leve Leite. A administração tucana, seguindo os passos da contenção de gastos – porque eles entendem a Educação como um gasto e não como um investimento – deve abrir mãos de projetos caros à gestão anterior do prefeito Fernando Haddad (PT).


Com graves dificuldades orçamentárias, o prefeito João Doria (PSDB) pretende rever gastos da Secretaria de Educação que não estejam ligados diretamente ao ensino.

O primeiro a ser reduzido deve ser o programa Leve Leite, que hoje atende estudantes da creche ao 9º ano da rede municipal. Segundo o secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, a compra de material escolar e o transporte de alunos irão passar por um pente-fino e também podem ser revistos.

Já reduzido devido à crise na economia, o orçamento se tornou uma peça ainda mais sensível da nova gestão após o congelamento das tarifas de ônibus em R$ 3,80 neste ano – o que ampliará em cerca de R$ 1 bilhão os gastos da prefeitura com as viações.

(…)


Por outro lado, Doria, o salvador, vai distribuir sabonetes, escovas e cremes dentais, xampus e desodorantes para a população de rua nos abrigos da prefeitura. Não é nada mais do que a ação de um prefeito metido a higienista que varre ruas já limpas para aproveitar as luzes dos holofotes.

Diz a colunista Monica Bergamo que Doria quer dar um tratamento mais humanitário e valorizar a autoestima dos moradores de rua. É surreal pensar que alguém, que mora na rua e enfrenta dificuldades inclusive de sobrevivência espere encontrar dignidade e autoestima em produtos de higiene, ainda que seja uma forma de manter bons aspectos de aparência e saúde.


O prefeito João Doria (PSDB) vai distribuir 600 mil sabonetes, 65 mil escovas de dente, 160 mil tubos de creme dental, 80 mil xampus e 96 mil desodorantes para a população de rua que busca os abrigos da prefeitura para dormir.

Chuveiro

“Queremos valorizar a autoestima dessas pessoas. Dar a elas tratamento humanitário e de qualidade nos abrigos”, diz ele. Os produtos, que vão compor um estoque da administração e serão distribuídos ao longo do ano, foram doados pela Unilever, empresa com a qual Doria se reuniu há alguns dias. No total, um milhão de unidades foram dadas à administração.

(…)


São Paulo tem um longo caminho para perceber o quão ilusório é não acreditar na política para se aventurar com um prefeito “administrador”.

1 Comentário

  • Por bottox no cérebro, isso que dá. Taca os homi comer pasta de dente na rua… espero que a unilev (a emresa doadora— Dória no networking, só fazendo propaganda para a empresa) forneça aquelas de truti-fruti. São mais saborosas.

Deixe um Comentário!