Notícias

Presidente do PDT quer expulsar senadores que votaram na PEC 55

Presidente do PDT quer expulsar senadores que votaram na PEC 55

Presidente do PDT quer expulsar senadores que votaram na PEC 55 – Foto: Reprodução

Carlos Lupi considera a PEC 55 um crime contra o povo mais pobre e humilde; em março de 2017, o partido poderá expulsar senadores.

Saiu na Folha:


O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, disse nesta quarta-feira (14) ser a favor da expulsão dos senadores de seu partido que, ontem, votaram a favor da Proposta de Emenda à Constituição que limita o aumento dos gastos federais, a chamada PEC do Teto.

O partido orientou contra a PEC e os senadores Telmário Mota (RR), Lasier Martins (RS), Pastor Valadares (RO) votaram “sim”.

“Em março, no nosso congresso, será tomada uma deliberação. Poderão ser [expulsos]. Acho que os atos praticados são merecedores. A decisão é do coletivo, mas a minha opinião é que é muito grave porque estão desrespeitando o estatuto e o programa do partido, rasgando este estatuto. Deveriam pensar duas vezes antes de fazê-lo”, afirmou Lupi.

Em outra frente, o partido ficou de ingressar no STF (Supremo Tribunal Federal), “nas próximas horas ou nos próximos dias” com uma ação direta de inconstitucionalidade sobre a PEC do Teto.

Outros tipos de ação também serão adotados, mas Lupi não os detalhou.

“Para nós, a PEC é um crime contra o povo mais pobre e mais humilde”, afirmou Lupi.

O presidente do PDT argumentou que a proposta, que será promulgada nesta quinta-feira (15) pelo presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), é inconstitucional por ferir o princípio de oferecer saúde e educação de qualidade para todos os brasileiros.

“Além disso, de quatro em quatro anos, você tem os planos plurianuais para projetar o futuro dos orçamentos, da economia, dos projetos dos governos eleitos. Esta PEC quer ter durabilidade de 20 anos. Ou seja, engessa a vontade popular soberana de, a cada quatro anos, eleger seu presidente da República, seu Congresso Nacional”, afirmou Lupi.


1 Comentário

  • Eu sou do tempo de. 2 partido muitos conheceu era .arena.e m d b .hoje tem esses monte de partidos.dibrando pra ver quem roba mais k outro. K vergonha

Deixe um Comentário!