Notícias

Temer sancionará abertura do pré-sal ao capital estrangeiro

Temer sancionará abertura do pré-sal ao capital estrangeiro

Temer sancionará abertura do pré-sal ao capital estrangeiro – Foto: Beto Barata/PR

Enfim os golpistas conseguiram entregar o pré-sal ao capital estrangeiro. Na próxima semana, Temer sancionará PL 4567/16.

Do Alerta Social:


Com o golpe, pré-sal será aberto ao capital estrangeiro

É pessoal, os golpistas estão conseguindo alcançar mais um de seus objetivos: abrir a exploração do pré-sal para o capital estrangeiro. Texto deve ser sancionado pelo presidente ilegítimo na próxima semana. No último dia 08 de novembro, a Câmara concluiu a votação do Projeto de Lei 4567/16, que muda as regras de exploração do pré-sal e tira a participação obrigatória da Petrobras, com um mínimo de 30%, em todos os consórcios de exploração desses blocos.

As regras anteriores colocavam a Petrobras como protagonista da exploração do pré-sal, já que qualquer multinacional interessada teria que necessariamente negociar com a empresa brasileira.

Os especialistas estimam que sejam extraídos 200 bilhões de barris na área do pré-sal, em valores de hoje do barril, estamos falando em 10 trilhões de dólares, caberia a Petrobras gerir 30% disso. Esses são valores diretos, se pensarmos no que o país vai perder em desenvolvimento científico de ponta, em inovação, qualificação profissional, os valores crescem exponencialmente.

Em 2010, o então candidato à Presidência, José Serra, se comprometeu com empresas multinacionais a mudar as regras conforme denunciaram o vazamento de telegramas obtidos pelo site WikiLeaks. Na semana passada (10/11) o presidente mundial da Shell Ben van Beurden se reuniu com Michel Temer e sua alcateia de ministros e declarou:

“Vai permitir [novas regras] que novos players venham ao mercado brasileiro, abrindo novas posições, inclusive, de emprego no país. [O projeto] torna o mercado ainda mais atraente para a Shell, porque não queremos ser apenas parceiros estratégicos da Petrobras, mas como operador”

Pra bom entendedor, meia palavra basta. O Golpe cumpre mais uma de suas metas, a de vender tudo o que for possível a despeito dos reais interesses do Brasil e dos brasileiros.


Deixe um Comentário!