Notícias

Gilmar: “Nem sei se há razões para a prisão de Eduardo Cunha agora”

Gilmar: “Nem sei se há razões para a prisão de Eduardo Cunha agora”

Gilmar: “Nem sei se há razões para a prisão de Eduardo Cunha agora” – Foto: J. Batista/ Câmara dos Deputados

Para Gilmar Mendes, não havia razões para a prisão de Eduardo Cunha agora. E antecipa que isso será julgado por instâncias superiores.

Saiu no Exame:


Gilmar Mendes: Não sei se há razões para a prisão de Cunha agora

(…)

O juiz Sérgio Moro determinou a prisão do ex-deputado Eduardo Cunha com uma certa rapidez. O STF adota mais cautela. Há alguma intenção de dar mais celeridade à resolução de processos de políticos no Supremo?

Os processos no Supremo tem a devida celeridade. Foi o Supremo que julgou casos importantes de corrupção, como o mensalão. O Supremo é um colegiado. Nós ficamos vários meses julgando o mensalão e dedicados exclusivamente a isso. Não se pode comparar a atividade do Tribunal com o trabalho de um juiz que se dedica só a esse tema. O ministro Teori, que é o relator dos processos da Lava Jato, está cuidando desses casos e de tudo mais que lhe é atribuído. Ele não está fora da distribuição do Tribunal.

Mas o STF ainda não tem provas consistentes contra Cunha?

Ele era deputado. A Constituição diz que só pode ocorrer prisão de parlamentar em caso de flagrante delito. Portanto, o Supremo não poderia decretar a prisão de Cunha sem a devida análise. Nem sei se há razões para a prisão de Eduardo Cunha agora. O juiz Moro decretou, mas isso terá que ser examinado pelas instâncias competentes.

A prisão preventiva não ocorre porque a gente acha que alguém merece ser preso. Ela tem pressupostos como a ameaça de fuga, obstrução de justiça. São pressupostos muito claros na Legislação.

Eu avalio a Lava Jato como uma operação muito digna e adequada. É preciso ressaltar que foi a responsável por revelar as entranhas do sistema política brasileiro. A decisão de Moro de prender Cunha será examinada.

(…)


4 Comentários

  • Sonia e Maria, eu discordo de vocês, O BUFÃO DO STF, tem toda razão, não há motivos, para que o CÚnha, seja preso agora, porém há razão para que todos os GOLPISTAS CANALHAS, sejam PRESOS, inclusive o próprio BUFÃO DO STF.

  • Um Ministro do STF diz: “nem sei se…” se um Ministro indicado pelo PSDB não sabe, o STF provavelmente sabe…que o Cunha sabe…o Brasil precisa saber…consumado o golpe…ninguém mais quer saber?…a corrupção continua…

  • Será um pedido de Temer, amedrontado por Cunha? Não precisa ter preocupação, pois atualmente nada depõe contra ele, pois os golpistas estão comprometidos com o golpe!

Deixe um Comentário!