Notícias

Temer desafia STF e nomeia réu para ministério

Temer desafia STF e nomeia réu para ministério

Temer desafia STF e nomeia réu para ministério – Foto: Beto Barata/ VPR

Temer nomeou o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) para o Ministério do Turismo. Beltrão é acusado de falsidade ideológica.

Saiu no JB:


Temer empossa réu no STF como ministro do Turismo

O presidente Michel Temer vai nomear nesta quarta feira (5) o deputado federal Marx Beltrão (PMDB-AL) para o Ministério do Turismo. Beltrão é afilhado político do presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL). Segundo interlocutores, a decisão de Temer teve como objetivo agradar a bancada peemedebista na Câmara dos Deputados. A nomeação faria parte de um esforço do Planalto de aprovar na semana que vem a proposta do teto de gastos públicos.

O novo ministro do Turismo é réu no Supremo Tribunal Federal, acusado de falsidade ideológica pela Procuradoria da República em Alagoas. Quando era prefeito da cidade alagoana de Coruripe, ele teria apresentado comprovantes previdenciários ao governo federal com informações falsas. Beltrão levou ao Planalto documentos para mostrar que não tem responsabilidade em relação às denúncias.

Beltrão era cotado para o cargo desde junho, quando o Palácio do Planalto pediu para a Agência Brasileira de Inteligência (Abin) uma pesquisa sobre o histórico profissional e pessoal do parlamentar. Foi nessa época que as denúncias foram reveladas.

A conclusão do governo é de que o episódio teve pouca importância e que, no momento, é melhor assumir o desgaste com a nomeação do que uma derrota na votação do teto. A proposta encontra resistência na Câmara mesmo dentro da base aliada.

O posto estava ocupado interinamente por Alberto Alves desde a demissão de Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), no dia 16 de junho. Na época, o parlamentar foi citado por pelo ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado em delação premiada da Lava Jato. Machado afirmou que Alves teria recebido R$ 1,55 milhão em doações eleitorais ilícitas.


Deixe um Comentário!