Economia Notícias

Prévia do PIB cai 1% em agosto. E a retomada?

Prévia do PIB cai 1% em agosto. E a retomada?

Prévia do PIB cai 1% em agosto. E a retomada? – Foto: Reprodução

Diferentemente do que dizem os colunistas da grande mídia, aqueles que cantam o paraíso de Alice, a economia retrai.

Extraído do Tijolaço:


“Prévia do PIB” cai quase 1% em agosto. É a “retomada”!

Já tive oportunidade de mostrar aqui que a redução em 0,25% da Taxa Selic significava um nada, porque os juros reais permaneciam nos mesmos patamares.

E duvido tanto que a “baixa” da inflação ou a aprovação, em primeiro turno, do garroteamento dos gastos públicos tenham sido os motivos para a decisão, anunciada ontem à noite, de reduzir numa migalha a taxa de juros.

A razão, mesmo, foi divulgada hoje (e, é claro, já era ontem do conhecimento da direção do BC): a queda brutal na atividade econômica revelada pelo IBC-Br (Índice de Atividade Econômica do Banco Central), que é considerado uma espécie de “prévia” do PIB.

Caiu 0,91%.

Diz o Valor:

No ano, o IBC-Br, o indicador que tenta antecipar a tendência do desempenho do Produto Interno Bruto (PIB), aponta redução de 4,98% sem ajuste (sazonal) e queda de 5,42% com ajuste. Nos 12 meses encerrados em agosto, a retração foi de 5,48% – e queda de 5,6% no dado ajustado. Devido às revisões frequentes, os dados acumulados em 12 meses costumam ser mais estáveis que os mensais.

Em qualquer país economicamente civilizado, uma queda deste tamanho já teria levado os juros para próximo de zero – ou, claro, para perto da inflação, o que é zerar o juro real.

A economia precisa ser estimulada a sair deste poço.

Mas não existe nada de civilizado no rentismo brasileiro.

Tanto que, para ele, o corte essencial é na Educação, na Saúde, nos aposentados.

Morram as pessoas, viva o dinheiro!


3 Comentários

  • Em que país vive esse tal Cezar, será ele o imperador romano, ou é só um BURRO brasileiro, que base foi construída BASE AÉREA, PASTA BASE, deixa de ser TROUXA, cobrir custos com saúde, educação, com MENDONÇA FILHO, sendo ajudado pelo grande educador ALEXANDRE FROTA, eu acho que você é só mais UM COXINHA COM RECHEIO DE BOSTA, no Brasil não existe mais dinheiro, pois seus HERÓIS ROUBARAM TODO.

  • Até parece que esse congresso não tem nada a haver com isso, eles é que tbm. tem culpa, desde os tempos do Joaquim Levy que não aprovaram as medidas necessárias para o ajuste fiscal, pelo contrario, só pauta bomba para aumentar os gastos.

  • Triste a sua retórica. Quebraram o país, destruiram toda a base construída anteriormente, saíram do governo que quebraram há apenas 3 meses, parece até por querer, e agora cantam de galo. Leva tempo pra reconstruir o que vocês destruiram em 14 anos. Para cobrir custos com saúde e educação de qualidade, por exemplo, é preciso ter dinheiro, coisa que o governo do PT extinguiu de nosso país.

Deixe um Comentário!