Notícias

Moralistas fanáticos como Moro acabam na fogueira

Moralistas fanáticos como Moro acabam na fogueira

Moralistas fanáticos como Moro acabam na fogueira (Savonarola pregando contra a prodigalidade) – Retrato: Ludwig Von Langenmantel

Rogério Cezar Cerqueira Leite afirmou que Moro incorpora a imagem do moralista fanático e relembra o exemplo de Girolamo Savonarola, de Ferrara.

Saiu na Folha:


Desvendando Moro

(…)

Imaginem só como Moro seria terrivelmente infeliz se não existisse corrupção para ser combatida. Todavia existe uma diferença essencial, apesar das muitas conformidades, entre o fanático dominicano e o juiz do Paraná -não há indícios de parcialidade nos registros históricos da exuberante vida de Savonarola, como aliás aponta o jovem Maquiavel, o mais fecundo pensador do Renascimento italiano.

É preciso, portanto, adicionar um outro componente à constituição da personalidade de Moro -o sentimento aristocrático, isto é, a sensação, inconsciente por vezes, de que se é superior ao resto da humanidade e de que lhe é destinado um lugar de dominância sobre os demais, o que poderíamos chamar de “síndrome do escolhido”.

Essa convicção tem como consequência inexorável o postulado de que o plebeu que chega a status sociais elevados é um usurpador. Lula é um usurpador e, portanto, precisa ser caçado. O PT no poder está usurpando o legítimo poder da aristocracia, ou melhor, do PSDB.

A corrupção é quase que apenas um pretexto. Moro não percebe, em seu esquema fanático, que a sua justiça não é muito mais que intolerância moralista. E que por isso mesmo não tem como sobreviver, pois seus apoiadores do DEM e do PSDB não o tolerarão após a neutralização da ameaça que representa o PT.

Savonarola, após ter abalado o poder dos Médici em Florença, é atraído ardilosamente a Roma pelo Papa Alexandre 6º, o Borgia, corrupto e libertino, que se beneficiara com o enfraquecimento da ameaçadora Florença.

Em Roma, Savonarola foi queimado. Cuidado Moro, o destino dos moralistas fanáticos é a fogueira. Só vai vosmecê sobreviver enquanto Lula e o PT estiverem vivos e atuantes.

Ou seja, enquanto você e seus promotores forem úteis para a elite política brasileira, seja ela legitimamente aristocrática ou não.


Em tempo: O autor Volker Reinhardt, autor de Alexandre VI, Bórgia – O Papa Sinistro escreveu: “Nessa época de medo, o eloquente pregador Girolamo Savonarola, de Ferrara, oferecia certa confiança. Ele apresentava-se como um profeta de Deus e anunciava aos inseguros florentinos que eles ainda teriam um grande futuro pela frente.”

Cerqueira Leite foi no alvo!

6 Comentários

  • Um brasileiro BURRO, que se informa pela GLOBOSTA, uma idoline, que tem provas contra o presidente LULA, tudo documentado, pela REVISTALHA INVEJA, tem toda razão o brasileiro já entendeu, esse brasileiro do comentário acima, o joão é outro cheio de razão, o Sr. Rogério Cesar já foi citado na VAZA JATO, muito mais vezes, que o AÉCIM, FHC, CALHEIROS, CÚNHA, JUCÁ, CASSIO CUNHA LIMA. O três PATETAS, acreditam em saci Pererê, e até no TUCANO MORO O MORALISTA. no Brasil o que não falta são MIDIÓTAS.

  • O Sr. Rogério Cesar está preocupado com a atuação do Juiz Sérgio Moro, da Polícia Federal e do Ministério Público, porque será? quem deve que pague.

  • Sério mesmo isso? Quer dizer que toda a corrupção comprovads foi forjada por Moro. Lula é intocável e imensamente honesto? Incrível como as pessoas tentam cegar outras com s própria cegueira. Moro sempre agiu com ética, muito antes de sem querer esbarrar na sujeira petista. Se Lula fosse tão honesto não teria roubado os pertences ds presidência, não teria participado das falcatruas, seus filhos não estariam milionários em apenas 13 anos. O brasileiro já entendeu.

  • Quem sabia quem Moro antes dessa operação vaza jato? Mas, quando acabar, quando ele já tiver consolidado o golpe, estará cheio da grana das palestras, que ele acha que só ele pode fazer!

Deixe um Comentário!