Notícias

STF dá adeus à Lava Jato

STF dá adeus à Lava Jato

STF dá adeus à Lava Jato – Foto: STF

Só na Lava Jato, o STF conduz mais de 40 investigações entre inquéritos, denúncias e ações penais. Mas os processos têm ritmos desacelerados.

Saiu no Estadão:


Sem vocação penal, STF desacelera Lava Jato

Dois anos e meio depois do início das primeiras investigações contra políticos na Operação Lava Jato, a lista de inquéritos abertos no Supremo Tribunal Federal (STF) só cresce, mas as soluções da Corte aos casos de corrupção envolvendo parlamentares e ministros não seguem o mesmo ritmo.

Nenhum político dos mais de 90 investigados foi condenado até o momento e apenas dois parlamentares respondem a ações penais: o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) e o deputado Nelson Meurer (PP-PR).

Na terça-feira passada, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, admitiu a lentidão dos casos no Supremo. A culpa, pelo entendimento de Janot, não é da própria Corte. “O tribunal não foi feito para formar processo, o tribunal foi feito para julgar recurso. Quando se inverte a lógica, fica mais lento mesmo”, disse o chefe do Ministério Público. O STF, emendou Janot, “está fazendo o que pode”.

Só na Lava Jato, o STF conduz mais de 40 investigações entre inquéritos, denúncias e ações penais. Todas no gabinete do relator, ministro Teori Zavascki. No total, o Supremo vai bater os 4.400 inquéritos abertos em sua história. Mas a avaliação de especialistas e magistrados é de que a Corte não tem “vocação penal”.

Entre os investigadores, a avaliação é de que o ministro não deixa nada atrasado no gabinete. Teori já disse: “Eu não acelero nem desacelero, eu vou fazendo na medida que tem para fazer”.

(…)


5 Comentários

  • O senhor Rodrigo JANOTAS, o ALMOFADINHA OU URSINHO DE PELUCIA, agora fica pondo a culpa no STF : SOMOS TODOS FARSANTES, sendo que ele quando era para, para prender alguém do PT, virava uma LEBRE, se fosse dos outros PARTIDOS, os GOLPITAS, era a própria TARTARUGA. Vai te catar JANOTAS GOLPISTA.

      • Simples. Se o Lula for preso, a repercução será gigantesca e terá muito mais olofortes virados para a lava jato e o Moro e junto a isso a questão. E agora a lava jato parte para cima dos outros políticos e partidos já citados diversas vezes, ” Serra, $ 23000000,00 ” ou cai no esquecimento e acaba. A lava vá jato virou um monstro incontrolável entre dois caminhos. Um prende o Lula e é esquecida pela midia, más será apedrajada pela sociedade que busca o total fim da corrupção independente de legenda partidária ou segundo caminho, continua as investigações e começa a levantar alguns tapetes que a mídia insisti em manter quieto no canto, ” Serra, $ 23000000,00″ e ai será apedrejada pela mídia ao invés de ser pela sociedade.
        Daqui a pouco estara mais cara do que o dinheiro disviado e a decisão será que o melhor é manter tudo como estava antes dela começar.

  • Nenhum politico foi condenado. O sr Janot falou besteira ou eu sou muito burro: Politico tem foro privilegiado e so pode ser julgado pelo STJ. Assim como nas CPIs, vai acabar em pizza

Deixe um Comentário!