Notícias

Perfil de Ciro Gomes manda recado para Susana Vieira

Ciro Gomes manda recado para Susana Vieira

Ciro Gomes manda recado para Susana Vieira – Foto: Alan Marques/ Folhapress

Perfil de Ciro Gomes (não oficial) enviou  um recado à atriz Susana Vieira: O Ceará está representando na educação.

Perfil não oficial do pré-candidato à presidência da República, Ciro Gomes, passou um recado para a atriz Susana Vieira:

“Avisem pra Susana Vieira, que saiu o resultado do Ideb. Das 100 primeiras escolas públicas do Brasil, 77 são do Ceará, inclusive as 24 primeiras. E que no Ceará as notas da escola pública cresceram 3 vezes mais que as notas das particulares. A tadinha não sabe disso”.

Ciro Gomes manda recado para Susana Vieira

Foto: Reprodução/ Facebook




Segundo informações do G1, do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental, chamado  ensino fundamental 1, o Ceará alcançou 5,9 no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), e bateu a meta que era de 4,5. No ensino fundamental 2 – que compreende do sexto ao nono ano –  o Estado teve índice 4,8, com crescimento menor, de 0,4, em relação a 2013, quando atingiu 4,4 – mas também conseguiu bater a meta  estabelecida pelo Ministério da Educação, 4,3. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (6) pelo Ministério da Educação (MEC).

Entenda a alusão à Susana Vieira

Susana Vieira, acompanhada de alguns outros artistas, foi à Curitiba prestar apoio ao juiz federal Sérgio Moro que conduz as investigações da Operação Lava Jato. Lá disse a seguinte pérola: “Eu acho que as pessoas do Norte e do Nordeste não têm conhecimento do que está sendo feito aqui [na sede da Justiça Federal, em Curitiba]. Tem que espalhar isso para o Brasil”.

O assunto repercutiu nas redes sociais. Muitos a chamaram de preconceituosa, e disseram que a desinformada nessa história toda é ela mesma.

Perfil oficial de Ciro Gomes não fez referência ao assunto.

18 Comentários

  • O PSDB está fingindo de oposição, mas por trás está apoiando as reformas impopulares, usando o traidor do Temer, para ficar “limpinho” e entrar no próximo mandato posando de “mocinho”.

  • Ciro Gomes, parece que não temos mais oposição, pelo que vejo só você que luta como oposição, o meu pedido é: nos salve destes “SANGUE-SUGAS” que tomaram conta do Brasil com o apoio do PSDB, banqueiros, mídia convencional e a nossa elite nojenta em conjunto com os interesses internacionais, são todos “SANGUE-SUGAS” que querem “mudar” para não mudar e continuar com esse sistema corrupto desde o Brasil-colônia. Estão passando um melzinho na chupeta do povo com a liberação do FGTS que não vai resolver, é paleativo, e estão maqueando os índices.

  • Ciro Gomes é uma figura sem par na política brasileira. Tudo, exatamente tudo o que ele diz, em algum momento, será, por ele mesmo, dito de modo contrário. É algo impressionante! Ele tem em si um duplo oposto simétrico. Só alguém muito bobo leva a sério o que ele diz. Ciro ficará na história como o político mais atrelado ao discurso conveniente, à falação de ocasião, à mentira eleitoreira. Aliás, ele não tem qualquer relevância para a política nacional, do ponto de vista das ações e proposições. Seu único esforço em prol do Brasil consiste em criticar, xingar, esculhambar os que se encontram do outro lado. Num estilo literário vigoroso e consistente, embora automatizado, ele põe veemência até num bom dia. Entretanto, o conteúdo de suas falas revela sempre um discurso batido, vazio, que não dá conta da realidade atual do país (qual a política econômica de Ciro Gomes? Qual a reforma da previdência de Ciro Gomes? E o plano educacional de Ciro Gomes? Nenhum, gente, porque Ciro Gomes se esconde em cima do muro). E tudo isso é uma pena porque ele foi um jovem de muito talento que se elegeu, há alguns anos, governador do Ceará, sob a tutela de um grande político, o Tasso Jeressaiti. É uma pena que ele tenha, depois disso, começado a tropeçar em si mesmo, transformando-se, em sua trajetória política, também o oposto simétrico do que era quando começou (de político talentoso a falador de ocasião). E isso tudo ocorre de um modo que, se fosse ficção, ninguém acreditaria – só a realidade mesmo produz certo tipo de estupidez. Agora, por exemplo, neste exato momento, o presidente Lula (vejam o que ele já disse do Lula em várias ocasiões ao longo do tempo e escolha o que vocês preferem acreditar) propõe a organização de uma frente de esquerda, liderada pelo Ciro, para combater o governo Temer. Claro, queimado como está, ele precisa de um boboca para lhe fazer as vezes de pedra (já não é vidraça). Mas lá em 2018, na hora do vamos ver, o PT saberá dispensar o boboca como, aliás, já o fez outras vezes (o acordo com o governador Eduardo Campos; a promessa de candidatura ao governo de São Paulo; agora mesmo, a candidatura do PT à prefeitura de Fortaleza). Eu passaria todo o dia escrevendo as bobagens de Ciro mas não tenho muito saco (são incontáveis as idiotices que ele diz sobre economia, por exemplo. Uma coisa muito interessante para quem tem tempo é apontar as incongruências dentro de seu próprio discurso. E aquela palhaçada que ele fala sobre a globalização é típica de um sujeito que não percebeu o tempo sobre suas costas). Fica aqui um alerta, velho Ciro, toma cuidado porque, às vezes, a esperteza é algo que se vira contra o esperto e essa tem sido a tônica de sua vida política. Se liga, compadre, a prefeitura de Fortaleza e a de Sobral já eram. A presidência da República? Você nem chegará perto. Abre os olhos, cabra!

    • Ciro tem percorrido o Brasil e ido até ao exterior em eventos organizados em Harvard e MIT, por exemplo, onde expõe vários diagnósticos e propostas de solucões, inclusive para problemas como o da previdência social e projeto econômico para o país. Dos supostos presidenciáveis que temos (Aécio, Marina, Alckmin), ele é o único que tem algo a dizer com início meio e fim, isto é, tem alguma concepção clara de realidade e, sobretudo, tem disposição para expô-la, mesmo que isso implique fazer críticas sérias e até cáusticas a diversos agentes sociais importantes (o que mostra que ele não é apenas um demagogo). Se me permite ir além, Ciro, diferentemente de nomes como fhc, lula e os acima citados, pelo menos, propõe-se a ser assertivo. Trocando em miúdos, ele fala alguma coisa claramente sobre o Brasil. Cita dados, recorre à história com frequência, oferece perspectivas muito concretas. Esses outros nada dizem de efetivamente substancioso, vivem na superficialidade e, a título de serem elegantes e “diplomáticos”, nos sonegam informações mais claras que poderiam ao menos nos ajudar a entender o cenário nacional em suas diversas nuances de complexidade. Há um sem número de videos do Ciro na internet discutindo e palestrando sobre variados temas: economia, crédito, juros, dívida, condições de empreendimento, pobreza, integração nacional, impeachment, corrupção, Eduado Cunha, Michel Temer, drogas, violência, agronegócio, meio ambiente etc. Eu não tenho condições de avaliar se tudo o que o Ciro Gomes diz é verdade ou correto do ponto de vista técnico. Mas, ao menos, ele está aí na praça, se dispondo a propor alguma coisa com clareza, a discutir com substância o Brasil. Ele ganhou meu respeito e vou acompanhar sua trajetória até 2018.

      • Ciro Gomes é um político, acima de tudo. “Humano, demasiado humano”. Mas está muito acima dos demais postulantes ao Planalto. Conhece o Brasil por experiência. Pode não ganhar pelo excesso de franqueza, não é o candidato preferido dos poderosos, é pertence a um partido pequeno.

      • Eles sonegam informações ! Eles são burros mesmo, Ciro tem uma visão geral e não tem medo de falar. Para a elite burra, o FHC e Sarney são intelectuais, sim, FHC é intelectual foi ele que planejou o sequestro do Embaixador quando estava na França.
        A elite burra não sabem que quem fez o Plano Real foi o Itamar,mesmo assim o FHC só aumentava a divida como FMI. Lula foi sem duvida melhor que FHC, ele sabia que pagar o MFI atraia os investidores. A EMBRAER dava prejuízo nas mãos de FHC, pois ele nunca soube administrar, até o banco BANESPA que dava lucro, ele vendeu, não fez nenhuma Universidade para os jovens ! Aqui no Estado de SP só vê Presídios e mais Presídios, é claro, metendo a mão no dinheiro da merenda das crianças,só tem que construir mais Presídios !

    • Falou muito, mas não disse absolutamente nada. Seu discurso é absolutamente tão vazia quanto aquele que atribui ao Ciro, uma vez que insulta e cama de vários nomes, mas não cita um único exemplo que possa endossar o que está dizendo, como se o muito falar tornasse a sua opinião uma verdade absoluta.

      • Caro Mateus, não sei se você é um dos aprovados no ITA. Se for, não deve ter sido em virtude do cumprimento das regras gramaticais do nosso idioma. Não se inicia frase com pronome pessoal do caso oblíquo. Na próxima, escreva “informe-se”. Abraços

        • Caríssimo, a regra que você citou, de fato, existe. Porém, é uma regra infeliz e que deveria ser abolida das gramáticas brasileiras. O motivo é que ela não é usada pela população brasileira. Regras perdem seu objeto se o povo não as usa. Línguas são faladas por pessoas e não por máquinas. O idioma é um elemento humano que, por conseguinte, deve estar a serviço do povo. Tal regra pode permanecer em Portugal, se lá for usada, porém como é algo estranho ao povo brasileiro, torna-se completamente imprópria aqui. Idiomas como italiano e espanhol não têm essa frescura. Só o português inventou isso. Você deve ter percebido que eu escrevo utilizando a norma culta, inclusive aplicando a regra que você mencionou porque habituei-me a escrever assim. Porém, na linguagem oral ninguém fala dessa forma; todos iniciam frase com pronome oblíquo. Portanto, não acho nem um pouco condenável ou reprovável o fato de alguém escrever iniciando frase com pronome oblíquo, embora, eu mesmo não tenha o hábito de fazê-lo. Existem muitas regras gramaticais absolutamente obsoletas na realidade brasileira, que, a despeito de ainda serem usadas em Portugal, que é um país estrangeiro, simplesmente não funcionam no nosso país, o Brasil 😉
          Se valorizássemos mais nossa cultura, valorizaríamos mais as mudanças linguísticas que aqui se desenvolveram, também… O próprio Acordo Ortográfico é um absurdo, pois nenhuma das populações brasileira e portuguesa foram consultadas antes de ser assinado o Acordo. Em Portugal, as pessoas são abertamente contra esse acordo arbitrário, e simplesmente continuam utilizando as regras portuguesas existentes antes do Acordo. Penso que deveríamos fazer o mesmo.

  • Valeu Cirão, só você mesmo para tapar a boca desses Canalhas da rede de esgoto de televisão. Esse juiz, se tivesse um pouco de vergonha na cara, deveria mandar esses Golpistas dessa televisão, pagar os Impostos que devem desde a copa do mundo de 2002!

Deixe um Comentário!