Notícias

VÍDEO: Câmara vota cassação de Eduardo Cunha

AO VIVO: Câmara vota cassação de Eduardo Cunha

VÍDEO: Câmara vota cassação de Eduardo Cunha – Foto: Foto: Laycer Tomaz / Câmara dos Deputados

Aguardada por muitos, a votação da cassação de Eduardo Cunha pode encerrar um período de turbulências e iniciar outro de igual intensidade.

O deputado afastado Eduardo Cunha é acusado de ter ocultado a existência de contas bancárias no exterior e de ter mentido sobre a existência delas em depoimento à CPI da Petrobras em março de 2015.




O processo se arrastou por quase um ano. Em 13 de outubro de 2015, REDE e PSOL protocolaram no Conselho de Ética da Câmara, representação solicitando a cassação do deputado.

Com o afastamento de Cunha, as influências, manobras e atrasos propositais deixaram de ser um empecilho para a comissão.

Após cerca de oito meses de tramitação no Conselho de Ética, o pedido de cassação do mandato de Cunha, considerado o mais longo de que se tem registro, foi aprovado em 14 de junho de 2016.

Em comum acordo, na data de 30 de agosto os líderes de partidos assinaram o compromisso com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, confirmando para 12 de setembro de 2016 a cassação do deputado.

Sobre Eduardo Cunha pesam ainda outros crimes dos quais é acusado em instância superior; caso seja cassado, o peemedebista será investigado e julgado no âmbito da Lava Jato, uma vez que terá perdido o foro privilegiado.

Segundo informações antecipadas pelo jornal O Globo, a maioria dos deputados é favorável à cassação de Cunha.

1 Comentário

Deixe um Comentário!