Notícias

Rafaela Silva foi beneficiária de programa criado por Dilma

Rafaela Silva foi beneficiária de programa criado por Dilma

Rafaela Silva foi beneficiária de programa criado por Dilma – Foto: Getty Images

Beneficiária de programas sociais criados no governo Dilma, Rafaela Silva é beneficiária da chamada Bolsa Pódio, criada por Dilma em 2011.

Da BBC:


Quatro maneiras de usar a vitória de Rafaela Silva para confirmar o que você já pensa

(…)

Atleta da ONG Instituto Reação, iniciativa do ex-judoca e medalhista olímpico Flávio Canto que usa o judô como instrumento de inclusão social, Rafaela Silva também recebe a chamada Bolsa Pódio, do Ministério do Esporte.

Dos 14 judocas convocados para a Olimpíada (sete no masculino e sete no feminino), 13 contam com o benefício.

A bolsa foi instituída por lei em 2011, ainda na gestão da presidente afastada Dilma Rousseff. O objetivo era apoiar atletas com chances de disputar finais e medalhas olímpicas e paralímpicas, e as bolsas variam entre R$ 5 mil e R$ 15 mil.

Na campanha presidencial de 2014, Rafaela chegou a gravar um vídeo manifestando apoio a Dilma e citando o apoio estatal.

“Ela incentivou bastante o apoio a nossos atletas. A gente tem o bolsa atleta e para mim e meus companheiros ela fez muita diferença para a gente buscar nossos sonhos”, disse na ocasião.

Em um país polarizado e em meio a uma disputa de poder no plano federal, esse aspecto da história da atleta logo ensejou munição para o embate político, sobretudo para apoiadores do governo afastado.

“Projeto social e bolsa atleta. A vitória da Rafaela Silva é a derrota do discurso de direita”, escreveu um perfil no Twitter.

(…)


Deixe um Comentário!