Notícias

Globo recua: Relatório do tríplex é fraco

Globo recua: Relatório do tríplex é fraco

Globo recua: Relatório do tríplex é fraco – Foto: Heinrich Aikawa/ Instituto Lula

Em artigo, Diego Escosteguy, editor-chefe da Época recua e diz que relatório do tríplex com acusações contra Lula é fraco.

Globo recua. Assinado por Diego Escosteguy, artigo da revista Época pontua que o relatório da Polícia Federal sobre o tríplex do Guarujá é fraco. O documento pede o indiciamento do ex-presidente Lula e de sua esposa D. Marisa Letícia. Causa estranhamento, entretanto, esta atitude de quem, nos últimos anos, se colocou na linha de frente dos ataques contra o petista.

Nas palavras de Escosteguy, “o relatório, porém, falha no que lhe é mais essencial: demonstrar que o caso do tríplex envolve corrupção e lavagem de dinheiro – e que Lula e os demais indiciados cometeram esses crimes”.

Diante da impossibilidade de provas mais contundentes contra Lula e a apresentação deste relatório inconsistente – ainda que não deixe de expor a sua aversão ao ex-presidente – Escosteguy define a inépcia do documento para a validação dos processos vindouros. E, segundo ele, o delegado Márcio Anselmo não traduz os fatos narrados no relatório em crimes: “O delegado Márcio Anselmo indicia Lula por corrupção passiva, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro. Mas não explica como os fatos narrados traduzem-se em crimes”.

A fragilidade das acusações, segundo o jornalista, coloca em risco toda a investigação sobre o caso do tríplex. “A peça dos procuradores terá de superar as fragilidades apresentadas pelo relatório final da PF. Caso contrário, a acusação terá grandes chances de ser considerada inepta – de ir para o lixo”.

Para quem não se lembra, Escosteguy foi um dos que sabia antecipadamente da condução coercitiva contra o ex-presidente Lula. Época adquiriu espaço na cobertura midiática de guerra contra Lula em lugar da Veja. A propósito, foi da redação do Grupo Abril que saiu o jornalista signatário do texto de recuo da Globo.

Em tempo: É bom colocar as barbas de molho. A Globo quando recua é como as ondas indo embora antecipando uma tsunami.

Deixe um Comentário!