Notícias

Gilmar desceu o porrete na Lava Jato, Moro e MPF

Gilmar desceu o porrete na Lava Jato, Moro e MPF

Gilmar desceu o porrete na Lava Jato, Moro e MPF – Foto: Marcelo Camargo/ABr

Após revelações criminosas de mais um vazamentos do MP – para a Veja e afetando Dias Toffoli – Gilmar Mendes saiu em defesa do colega.

O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal reagiu duramente à capa da Veja desta semana, que colocou seu colega Dias Toffoli na capa sem que contra ele pese qualquer acusação consistente (saiba mais em Juristas detonam baixaria de Veja contra Toffoli).

Na fala, ele fez duras críticas à força-tarefa da Lava Jato. “Eles estão defendendo até a validação de provas obtidas de forma ilícita, desde que de boa-fé. O que isso significa? Que pode haver tortura feita de boa-fé para obter confissão? E que ela deve ser validada?”, questionou.

Essa tese de validação das provas obtidas de forma ilícita foi defendida pelo juiz Sergio Moro.

Gilmar também acusou o Ministério Público de “delírios totalitários” e práticas “absolutistas”. “Já estamos nos avizinhando do terreno perigoso de delírios totalitários. Me parece que [os procuradores da Lava Jato] estão possuídos de um tipo de teoria absolutista de combate ao crime a qualquer preço”.

O ministro também disse que Toffoli pode ter sido alvo do Ministério Público por contrariar interesses. “Não é de se excluir que isso esteja num contexto em que os próprios investigadores tentam induzir os delatores a darem a resposta desejada ou almejada contra pessoas que, no entendimento deles, estejam contrariando seus interesses”.

Quando Toffoli decidiu soltar o ex-minstro Paulo Bernardo, foi alvo de procuradores, que, em artigo, o acusaram de dar “um duplo twist carpado”.

Diante da polêmica, o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, suspendeu a delação premiada da OAS.

Do Brasil 247.

5 Comentários

  • Este Gilmar Mendes se precipitou, para um ministro do STF esta muito amador, como um ministro do STF sai por ai metralhando todo mundo sem se quer se preocupar com a veracidade dos fatos??
    Não pode ver uma cam que sai falando falando pelos cotovelos..Quem fala muito dá bom dia a cavalo, já dizia o ditado..

  • não é licito aos juízes “manifestar, por qualquer meio de comunicação, opinião sobre processo pendente de julgamento, seu ou de outrem, ou juízo depreciativo sobre despachos, votos ou sentenças de órgãos judiciais, ressalvada a crítica nos autos ou em obras técnicas ou no exercício do magistério”
    Usando do mesmo ponto de vista , que tal trocarmos um pouco de personagem ……….. O que me dizes das Atitudes do Sr Moro quanto as gravações, quanto as divulgações, quanto às entrevistas e “palestras” que induzem suas conclusões, quanto aos comentários imponentes de certezas contra o Lula , durante os processos, sem provas ? ou o julgas impecável diante de suas atitudes universais ?

Deixe um Comentário!